Prefeitura promove ação 'Comando Saúde' para caminhoneiros
A ação foi voltada para um público que, devido à rotina intensa e às longas jornadas de trabalho, muitas vezes não tem acesso regular aos serviços de saúde

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e da Vigilância em Saúde, realizou a ação Comando Saúde, voltada para a promoção da saúde dos caminhoneiros. A iniciativa contou com a parceria do Departamento Municipal de Assistência e Cidadania (DMAC), do Serviço de Assistência Especializada (SAE), da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e de acadêmicos de medicina e enfermagem da Faculdade São Lucas.
Atendimentos e serviços oferecidos
Durante a ação, realizada no posto da Polícia Rodoviária Federal, foram realizados testes rápidos para HIV, hepatite B e C e sífilis, além da distribuição gratuita de preservativos e lubrificantes. Também foram aplicadas vacinas para atualização do cartão vacinal dos participantes, incluindo:
• Antitetânica
• Hepatite B
• Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola)
• Febre Amarela
• Influenza
• COVID-19
Promoção da saúde e qualidade de vida para caminhoneiros
A ação foi voltada para um público que, devido à rotina intensa e às longas jornadas de trabalho, muitas vezes não tem acesso regular aos serviços de saúde. Além dos exames e vacinas, os profissionais receberam orientações sobre a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), bem como suporte para o controle de doenças crônicas, como hipertensão e diabetes, que são comuns na categoria devido ao sedentarismo e à má alimentação.
“Ao promover ações de saúde acessíveis e compatíveis com a rotina dos caminhoneiros, garantimos que possam continuar exercendo suas funções com mais segurança e bem-estar”, destacou Karlla Mileski, gerente da Vigilância em Saúde.
Próxima edição já tem data marcada
Diante do sucesso da iniciativa, a Prefeitura de Ji-Paraná já planeja a próxima edição do Comando Saúde, reafirmando o compromisso com a saúde e a qualidade de vida dos trabalhadores das estradas.
UNINASSAU lança Projeto Espaço Seguro para Mulheres
Entre as principais ações destaca-se o acolhimento e escuta psicológica por meio da Clínica de Psicologia
Disque Vida colabora para o carnaval com o trânsito menos violento dos últimos anos
O projeto lançado pelo prefeito Léo Moraes levou os foliões em segurança para casa
Ballet da Praça CEU inicia aulas com mais de 160 alunos inscritos no projeto
As aulas são gratuitas e acontecem duas vezes por semana
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook