Prefeitura qualifica dados do IPS em Porto Velho
Grupo liderado pela ARDPV define governança de informações e agenda visitas técnicas
Encontro tratou da organização da governança de dados
A Agência de Regulação e Desenvolvimento de Porto Velho (ARDPV) realizou em 9 de janeiro de 2026 a segunda reunião do Grupo de Trabalho do Índice de Progresso Social (IPS). O encontro tratou da organização da governança de dados e da qualificação das informações usadas no planejamento de políticas públicas.
Participaram representantes da Secretaria Municipal de Economia (Semec), da Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação (SMTI) e equipes técnicas da ARDPV. A proposta é alinhar secretarias e padronizar dados usados nos indicadores do IPS.
“O Índice de Progresso Social nos permite enxergar, de forma objetiva, onde estão os principais desafios do município. Ao fortalecer a governança dos dados e integrar as secretarias nesse processo, estamos qualificando a tomada de decisão e garantindo que as políticas públicas sejam orientadas por evidências concretas e alinhadas às reais necessidades da população”, disse Larissa Ananda Paiva Maciel, secretária executiva de Planejamento da Semec.
O grupo validou o ofício e o formulário diagnóstico que serão enviados às secretarias. Cada pasta responderá a um único formulário, de forma conjunta, para garantir consistência das informações e articulação interna. O material servirá de base para visitas técnicas com participação direta de secretários e chefes de pasta.
A comissão apontou o saneamento básico como área prioritária, a partir dos dados do IPS. A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) foi incluída no primeiro grupo de visitas. O cronograma preliminar prevê Seinfra e Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) entre 12 e 16 de fevereiro; Secretaria Municipal de Educação (Semed) entre 19 e 23 de fevereiro; e Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semias) a partir de 26 de fevereiro.
Para Valdir A. Vargas Jr., diretor de Desenvolvimento e Sustentabilidade da ARDPV, o IPS deve orientar decisões da gestão pública. “Mais do que um indicador, o IPS é um instrumento de gestão pública. Ele evidencia fragilidades estruturais, especialmente na governança de dados, e nos orienta na priorização de ações e investimentos”.
O grupo discutiu problemas na gestão de dados, como uso de planilhas isoladas, falta de integração de sistemas e ausência de padronização. Entre os encaminhamentos estão a formalização dos responsáveis pelas bases de dados, o mapeamento dos sistemas de cada secretaria e a elaboração de um protocolo municipal de governança de dados.
A próxima reunião do Grupo de Trabalho está prevista para fevereiro de 2026.
Sema convoca aprovados em processo seletivo de voluntários
Lista contempla candidatos que devem apresentar documentação entre os dias 26 e 30 de janeiro
Sesau orienta sobre HIV e Aids: prevenção e tratamento
O Secretário de Estado da Saúde, Jefferson Rocha, reforça que a conscientização é a forma mais eficiente de prevenção
Cursos profissionalizantes com inscrições até sexta (23) em Porto Velho
“Preparar o estudante para conseguir um emprego ou abrir o próprio negócio é uma das metas do governo de Rondônia que vem investindo para ampliar a geração de emprego e renda no estado”




Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook