Prefeitura realiza palestra sobre câncer de mama
A ação reforça a importância do autocuidado e do diagnóstico precoce
Palestra teve como objetivo o cuidado e prevenção ao câncer de mama.
O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no mundo e uma das principais causas de morte por câncer. No entanto, quando detectado precocemente, o tratamento tem maior chance de sucesso e cura.
Por isso, nesta segunda-feira (20), a Prefeitura de Porto Velho, promoveu uma palestra educativa voltada para a prevenção do câncer de mama. O auditório do Prédio do Relógio, ficou lotado e as mulheres acompanharam a palestra com o tema Outubro Rosa: Juntas na luta contra o câncer de mama.
A palestra foi conduzida pela médica do trabalho, Marciana Fróio, que destacou a importância da campanha Outubro Rosa e ainda esclareceu dúvidas e orientações sobre cuidados essenciais para a saúde das mamas.
Durante a palestra, a médica reafirmou a prática do autoexame, a realização regular da mamografia e a adoção de hábitos de vida saudáveis. Também foram abordados os fatores de risco e a necessidade de acompanhamento médico constante e principalmente o cuidado durante o ano todo, não apenas no mês de outubro.
“Eu fico feliz em ver esse auditório lotado de mulheres que são preocupadas com a saúde. Porque prevenir o câncer de mama é um ato de amor e cuidado com a saúde. Eu quero lembrar para vocês que, quanto mais cedo for detectado, maiores são as chances de cura. Nosso alerta é que vocês se cuidem e busquem especialistas quanto antes”, reforçou a palestrante.
Além de promover o conhecimento sobre a prevenção do câncer de mama, a palestra proporcionou um espaço de diálogo e aprendizado, fortalecendo o vínculo entre a gestão e a população. A ação reforçou a importância do autocuidado e do diagnóstico precoce, inspirando atitudes de atenção e amor à vida.
Com esse encontro, a Prefeitura de Porto Velho reforça seu compromisso com a saúde da população, servidores e público em geral, promovendo ações que incentivem a conscientização e o autocuidado, especialmente entre as mulheres. A palestra reforça a importância da prevenção e diagnóstico precoce.
“Além de salvar vidas, a prevenção contribui para que as mulheres mantenham sua saúde e bem-estar, reduzindo o sofrimento causado pela doença e pelos tratamentos. Adotar hábitos saudáveis, como alimentação equilibrada, prática regular de exercícios, evitar o consumo excessivo de álcool e não fumar, diminui a probabilidade de desenvolver a doença”, finaliza Marciana Fróio.
A CAMPANHA
A campanha Outubro Rosa teve origem nos Estados Unidos, na década de 1990, como uma iniciativa para aumentar a conscientização sobre o câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce. A ideia principal era criar um movimento que unisse mulheres, profissionais da saúde e organizações para informar e mobilizar a população sobre a prevenção da doença.
É uma campanha internacional realizada anualmente durante o mês de outubro, que tem como objetivo principal conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama um dos tipos de câncer que mais afetam as mulheres no mundo.
Durante todo o mês, diversas ações são promovidas para informar, educar e incentivar as mulheres a adotarem hábitos saudáveis, realizarem o autoexame e buscarem exames clínicos e mamografias regularmente.
Prefeitura evita alagamentos em cruzamento de avenidas
De acordo com a Defesa Civil choveu 57,8 milímetros neste final de semana
Rio Branco conhece gestão integrada de Porto Velho
Plataforma utilizada pela Prefeitura de Porto Velho integra as áreas de planejamento, orçamento, contabilidade, finanças, tributação e patrimônio
Governo de RO realiza exames de mamografia
Os agendamentos ocorrerão nesta terça (21) e quarta-feira (22), das 10h30 às 21h30, no Espaço Saúde, localizado no segundo piso de um estabelecimento comercial, na Avenida Rio Madeira, nº 3.288, Bairro Flodoaldo Pontes Pinto




Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook