Presidente Laerte Gomes afirma que cobrança de juros no Detran durante a pandemia é vergonhosa

De acordo com o parlamentar é preciso haver tolerância em um momento em que muitos não têm o que comer

Nilton Salina-ALE/RO - Foto: Marcos Figueira-ALE/RO
Publicada em 25 de junho de 2020 às 17:53
Presidente Laerte Gomes afirma que cobrança de juros no Detran durante a pandemia é vergonhosa

O presidente da Assembleia Legislativa, Laerte Gomes (PSDB), cobrou do Detran um atendimento mais humano à população. Ele disse que o Departamento Estadual de Trânsito, além de aplicar as taxas mais altas do Brasil, está cobrando juros do proprietário de veículo que atrasa o pagamento do IPVA. Lembrou que isso acontece em plena pandemia de Coronavírus, quando o próprio Estado e a União oferecem concessões à população.

Laerte Gomes lembrou que existem lojas que estão fechadas há 60 dias, por isso o comerciante não tem condições de pagar o IPVA. Ele lembrou que está havendo uma tolerância somente com veículos de baixa cilindradas. “Esses juros que estão sendo aplicados representam um roubo. No Detran é preciso enxergar a realidade que o mundo está vivendo, sem essa fome de querer arrecadar cada vez mais”, disse Laerte Gomes.

O parlamentar afirmou que a Assembleia Legislativa deverá tomar uma posição dura em relação ao Detran, porque precisa defender a grande parcela da população que está sendo atingida pelos efeitos da quarentena decretada para combater a pandemia de Coronavírus

“A população não aguenta mais a atual administração do Detran e não suporta mais a fome descomunal na hora de arrecadar. Diversos comerciantes fecharam empresas, demitiram funcionários e não têm mais condições de pagar nem o aluguel do ponto, quanto mais IPVA. Muitas pessoas não têm nem dinheiro para comer, enquanto o Detran cobra juros e multas do cidadão rondoniense. É uma vergonha”, acrescentou Laerte Gomes.

O presidente da Assembleia Legislativa foi procurado por muitos contribuintes, que reclamaram do que classificaram com uma armadilha do órgão de trânsito. Segundo as reclamações, o Detran prorrogou a data para pagamento do IPVA, mas deixou de informar que cobraria multa e juros.

Um dos comerciantes explicou que o imposto venceu em abril, e custaria R$ 2.700,00. Para pagar hoje, o valor já é R$ 3.340,11, somente com os juros. E se deixar para pagar amanhã, esse valor sobe ainda mais.

Envie seu Comentário

 

Comentários

  • 1
    image
    VITAO 26/06/2020

    HUM, TEMOS DEFENSORES......

  • 2
    image
    Luis Fernando 25/06/2020

    Boa Noite! Equipe Tudo Rondonia. Estamos em 25/JUN/2020. Gostaria de alertá-los de que o Imposto IPVA é da Secretaria de Finanças, e que a TAXA de Licenciamento Anual é do Detran RO. Vergonha é ter eleito um deputado tão tolo. As pessoas de menor instrução acreditam cegamente no que que leem nos jornais, não contribuam com tamanha desinformação. Leiam o Capítulo de Tributação da nossa Constituição Federal de 1988, lá vcs terão de modo mais claro a diferença de Imposto e Taxa. Detran não determina valores de Sefin, Sedam, Emater, Idaron, Deer, Agevisa, nem de qualquer órgão público. Aos descontentes, solicito-lhes que leiam o que pagam, assim como fazemos com as notas do supermercado. Se estiver escrito Brasil em algum lugar, significa que o dinheiro vai para o Brasil e não para a Guiana Francesa. Se estiver escrito Seguradora Líder significa que para indenização por acidente de trânsito vc procura essa Seguradora e não a Idaron. E Sim!!!, as TAXAS do Detran Ro são elevadas!!! Muito elevadas mesmo!!! Verdadeiras aberrações !!!

  • 3
    image
    VITAO 25/06/2020

    OS DEPUTADOS TEM QUE AGIR NESTA QUESTÃO E FAZER O DETRAN DEVOLVER OS VALORES JÁ PAGOS, ESTOU COM MEU IPVA ATRASADO E SÓ DE JUROS É 254,00 REAIS, VERGONHA DE DETRAN QUE SÓ ENGORDA OS COFRES. FICA A DICA TAMBÉM SOBRE A SUSPENSÃO DOS EMPRÉSTIMOS CONSIGNADOS CADE DEPUTADOS NÃO VÃO ENTRAR NA JUSTIÇA PARA CUMPRIR A LEI? OU ESSA LEI FOI SÓ PARA FAZER FESTA E MAS NADA? SERVE TAMBÉM PARA OS VEREADORES DE PORTO VELHO.

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook