Professor Alexandre Nogueira orienta como os candidatos devem se preparar até às provas do concurso de mil vagas para técnicos do INSS, marcadas para o dia 27 de novembro

Inclusive, o professor Alexandre Nogueira elaborou uma lista com 7 passos que os candidatos do concurso para o INSS devem seguir para conseguirem a aprovação e uma das mil vagas de técnico do seguro social

Assessoria
Publicada em 21 de setembro de 2022 às 09:02
Professor Alexandre Nogueira orienta como os candidatos devem se preparar até às provas do concurso de mil vagas para técnicos do INSS, marcadas para o dia 27 de novembro

Professor Alexandre Nogueira

O concurso para mil vagas de técnico do seguro social do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), cujo edital já foi divulgado, está mobilizando milhares de pessoas em todo o país, seja pela possibilidade de conquistar um emprego com estabilidade (contratações ocorrerão pelo regime estatutário), seja pela remuneração, que é de R$5.905,79 mensais, para um cargo que exige apenas o nível médio.

As inscrições estão abertas até o dia 3 de outubro, por meio do site do Cebraspe, organizador do concurso. Os interessados devem preencher o cadastro, imprimir o boleto e efetuar o pagamento da taxa, de R$85, até o dia 21 do mesmo mês, em qualquer banco, bem como nas lotéricas e nos Correios.

Com as provas objetivas marcadas para 27 de novembro, será que há tempo suficiente de se preparar de forma efetiva para conquistar uma das vagas oferecidas pelo INSS? Na visão do professor Alexandre Nogueira, especialista em técnicas de estudos, a resposta é sim!

“O ideal era que o candidato iniciasse o estudo antes de o edital sair, mas é perfeitamente possível ser aprovado e conquistar uma vaga mesmo começando a preparação agora. No entanto, será preciso esforço e dedicação redobrados. Para quem se esforça, tudo é possível”, disse.

Inclusive, o professor Alexandre Nogueira elaborou uma lista com 7 passos que os candidatos do concurso para o INSS devem seguir para conseguirem a aprovação e uma das mil vagas de técnico do seguro social.

Confira:

Passo 1 -- Ler o edital atentamente

O edital é a “Lei do Concurso”. Nele estão previstas as regras do jogo, tais como os requisitos para a inscrição, data da prova, local de prova, tipo de prova e, principalmente, o conteúdo programático. Por meio do edital, o candidato vai seguir o seu plano de estudos até a data da prova.

Passo 2 -- Elabore um plano de estudos

Cada candidato tem o seu tempo próprio e horário de estudos. Ele, melhor do que ninguém, sabe o melhor horário para estudar e descansar. Assim, em um primeiro momento, o candidato deve verificar qual a sua disponibilidade de estudo diária (manhã, tarde, noite, hora do almoço no trabalho, hora de intervalo em alguma atividade, etc). Após, deve avaliar a sua disponibilidade semanal para, então, dividir a carga de estudos de acordo com o tempo que tem para estudar.

Passo 3 -- Saber dizer não

Nos horários marcados para estudar, o candidato não pode abrir exceções ou evitar ao máximo não cumprir a rotina estabelecida. Tudo vai acontecer à volta do candidato para ele se afastar dos estudos. Isso não pode acontecer. O melhor a fazer e ter um “canto de estudos”, um local próprio que o seu cérebro, inconscientemente, vai se acostumar que ali é o momento para se dedicar à preparação. Terceiros deverão ser avisados para só “entrar no local” em caso de necessidade extrema. O celular deve estar desligado. Durante a rotina de estudos, é preciso estabelecer horários em que vai interromper a sua concentração para beber uma água, ir ao banheiro, falar com as pessoas próximas e ponto. Passado pouco tempo, bateria recarregada, é hora de voltar aos estudos. Dizer não para os outros é dizer sim para você, para a sua aprovação, para o seu futuro melhor.

Passo 4 -- Estuda com base na legislação prevista em edital

Nesse momento de reta final, a doutrina não vai ajudar muito, diante do conteúdo previsto. O candidato deve identificar a legislação que vai cair na prova e focar os seus estudos com base no texto legal, produzindo resumos e mapas mentais dos pontos mais importante.

Passo 5 -- Cuidar do corpo e da cabeça

Alimentação regrada e exercícios físicos (de acordo com orientação médica/profissional) são de grande ajuda para o candidato suportar a dura rotina de estudar para o concurso e ainda “viver para o mundo”. O corpo irá pedir recompensas, e o candidato vai exagerar naquilo que mais gosta: comida, doces, etc. Isso não pode acontecer! Uma alimentação balanceada e exercícios regulares são aliados para evitar que o candidato adoeça ou não consiga ficar “de olhos abertos” na frente dos livros/computador.

Passo 6 -- Resolver questões de provas anteriores e simulados

Essa dica é fundamental para o candidato adquirir a confiança necessária para o dia da prova. Após estudar os pontos previstos para o edital, ele deve resolver questões de concurso anteriores ou formuladas sobre o assunto. Assim, poderá identificar o conteúdo que foi devidamente absorvido e o que precisa ser revisto. Com os simulados, o candidato vai testar o seu tempo de realização da prova. Não adianta chegar no dia da avaliação sabendo toda a matéria e não conseguir responder as questões dentro do prazo previsto no edital.

Passo 7 -- Buscar orientação profissional

É desejável que o candidato tenha orientação profissional para o estudo. Por isso, participar de um curso para concurso intensivo, voltado para o estudo em reta final para a data da prova, vai otimizar o tempo de preparação do candidato, aumentando as suas chances de estudar “o que realmente é mais possível de cair”. O importante é não se desanimar! O concurso público é um processo de desenvolvimento constante, de boas e más experiências que, ao final, vão proporcionar ao candidato que ele cheque ao seu objetivo. “Ah, mas está em cima da hora!” Esse não deve ser o pensamento. A oportunidade está a sua frente, seja para alcançar o seu estudo, seja para adquirir mais experiência para um próximo certame. Estudar, se preparar, simular e ir para o dia da prova ver como será o seu desempenho. São fases constantes que o candidato não pode abandonar, até o dia em que alcançar a sua tão sonhada meta!

Serviço -- Degrau Cultural

A Degrau Cultural oferece cursos preparatórios para concursos de diferentes áreas. Além das aulas 100% presenciais, disponíveis nos períodos da manhã, tarde, noite e fins de semana, a Degrau também oferece cursos online e material didático completo.

Sobre a empresa

Com 39 anos de tradição, a Degrau Cultural é referência nacional no segmento em que atua: cursos preparatórios para concursos públicos. É a maior empresa do país na divulgação, preparação e treinamento para aqueles que buscam ingressar na carreira pública.

Atualmente, a escola possui sete unidades espalhadas nas cidades do Rio de Janeiro (Centro, Campo Grande, Madureira e Taquara) e Niterói.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook