Professor da UNINASSAU dá dicas de como manter o foco na academia

De olho numa vida mais saudável, novos alunos lotam as academias em janeiro, mas como manter a constância o ano inteiro?

Assessoria/UNINASSAU
Publicada em 24 de janeiro de 2023 às 17:37
Professor da UNINASSAU dá dicas de como manter o foco na academia

De olho numa vida mais saudável, novos alunos lotam as academias em janeiro, mas como manter a constância o ano inteiro? 

Não tem como negar, o aumento no número de novas matrículas nas academias de todo o Brasil revela: janeiro é o mês oficial de voltar à vida fitness e, é claro, cumprir aquela velha promessa de todos os anos de eliminar os quilos extras adquiridos. Segundo os pesquisadores Sandro Sperandei (Fiocruz), Marcelo Vieira (Instituto de Cardiologia Aloysio de Castro) e Arianne Reis (Universidade de Sydney), de cada dez novos alunos que entram na academia em janeiro, sete não passam do terceiro mês, ou seja, apenas 30 por cento das pessoas continuam pelo tempo necessário para se obter um bom resultado.

Um dos motivos mais comuns para as pessoas desistirem de ir à academia é, normalmente, a dificuldade de manter a frequência. “Quanto mais a pessoa for à academia, mais facilmente o corpo irá se habituar. Falta de frequência leva a desistência. Se houver uma prática contínua, o corpo chega num ponto que pede pelo exercício”, explica o Coordenador de Educação Física da UNINASSAU Cacoal, Juliano Carneiro.

Outra questão importante a ser citada, de acordo com o professor, é a paciência e persistência, grandes aliadas para obter bons resultados. Em média, é necessário um período de pelo menos seis meses para notar aquela diferença no espelho. Mas afinal, como pegar gosto pelo exercício físico e tornar a prática agradável no dia a dia?

Juliano destaca que a primeira dica é traçar metas alcançáveis. O ideal é que os objetivos sejam divididos em curto, médio e longo prazo. Outra orientação valiosa do professor da UNINASSAU Cacoal é: procure ir no seu ritmo. Não adianta querer se comparar com aqueles que já frequentam academias ou praticam exercícios físico há anos. O respeito às limitações é fundamental.

“O fato de sair do sedentarismo já é uma grande vitória. Celebre seus resultados, por menores que você acredite que sejam, como aquela escada que você conseguiu subir sem se sentir ofegante, aquela sensação boa que você sente depois de praticar um exercício. Dê valor às suas conquistas. Isso te motiva a ir cada vez mais longe”, pontuou o professor Juliano.

É fundamental ainda destacar que, para qualquer prática de exercícios físicos, seja na academia ou fora dela, é essencial contar com ajuda de um profissional qualificado. Ele irá auxiliar o aluno a fazer os exercícios da forma correta e passar orientações apropriadas para cada perfil. Assim, será mais fácil alcançar os objetivos de uma forma rápida e segura.

A UNINASSAU Cacoal oferta o curso de Educação Física e tem colocado no mercado de trabalho profissionais de destaque. As inscrições para o vestibular estão abertas e podem ser realizadas através do link: vestibular.uninassau.edu.br 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook