Profissionais da Saúde necessitam de apoio para evitar o esgotamento profissional

A coordenadora da Psicologia São Camilo, Glaucia Benute, afirma que as redes sociais influenciam de forma negativa as pessoas e que a prevenção do suicido é ainda mais importante agora

Assessoria
Publicada em 03 de fevereiro de 2022 às 20:20
Profissionais da Saúde necessitam de apoio para evitar o esgotamento profissional

A doença do trabalho pode reduzir a produtividade, gerar afastamentos e causar vários prejuízos e, com a crise sanitária que o mundo está enfrentando, este problema precisa ser olhado com cautela. O relatório COVID-19 Health care wOrkErs Study (HEROES) mostra que, entre os trabalhadores de Saúde de 11 países latino-americanos entrevistados em 2020, pela Universidade do Chile e Universidade da Columbia (nos Estados Unidos), com a colaboração da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), de 14,7% a 22% apresentaram sintomas que levaram à suspeita de episódio depressivo, enquanto entre 5% e 15% deles disseram que pensaram em cometer suicídio. 

Durante a pandemia, a saúde mental passou a ser reconhecida como um tema importante pela nossa sociedade. Além da população que enfrenta o Coronavírus, milhões de trabalhadores ao redor do mundo estão enfrentando a síndrome do esgotamento profissional, o burnout. O esgotamento profissional já era um problema invisível, na opinião de Glaucia Benute, coordenadora da Psicologia São Camilo, e até então não considerado relevante. 

Segundo Glaucia, os sintomas mais evidentes entre os profissionais de Saúde são o estresse diário e a falta de perspectiva dentre outros motivos, pela falta de equipamentos e de leitos para o tratamento e a internação dos pacientes, além do medo de se contaminar, levar o vírus para dentro de casa e também de presenciar colegas de profissão adoecendo e indo a óbito. "As limitações geram frustração e a sobrecarga emocional afeta a saúde mental desses profissionais", afirma. 

Ela ressalta a necessidade de o profissional reconhecer o momento delicado que está enfrentando e buscar ajuda. "Com este cenário de doença, isolamento social e esgotamento, a atenção à prevenção de doenças mentais é ainda mais necessária. A psicóloga recomenda que os profissionais de Saúde busquem uma rede de apoio fora dos hospitais para que recebam suporte emocional e consigam lidar com os problemas do dia a dia. 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

Lula é o candidato da democracia

Lula é o candidato da democracia

O futuro do Brasil se decide este ano, que é de transição: para a consolidação do regime autoritário atual ou para a reinstauração da democracia, diz Emir Sader