Programa de fortalecimento de conexões e trocas entre mandatos do legislativo abre inscrições em Rondônia

Segunda edição do Gabinete de Inovação busca encontrar oportunidades de inovações e políticas públicas para o enfrentamento da emergência climática e dos desafios socioambientais nas cidades

Assessoria
Publicada em 23 de março de 2021 às 15:14
Programa de fortalecimento de conexões e trocas entre mandatos do legislativo abre inscrições em Rondônia

Programa de fortalecimento de conexões e trocas entre mandatos do legislativo brasileiro com o objetivo de construir caminhos para a inovação nos parlamentos, o Gabinete de Inovação chega em abril à segunda edição buscando um olhar local para o clima. Serão encontros virtuais direcionados exclusivamente a chefias de gabinetes e coordenações de primeiros mandatos de vereadores e vereadoras comprometidos com a agenda climática e socioambiental. As inscrições estão abertas a interessedos em Rondônia até 30 de março pelo site gabinetedeinovacao.org.

Realizado pelo Instituto Update e o Pacto pela Democracia, o Gabinete de Inovação entende que os efeitos das mudanças do clima são um grande desafio para os municípios. As cidades evidenciam os impactos mais imediatos do desmatamento, das emissões de resíduos e do desequilíbrio que contamina rios, atinge a qualidade de vida da população e resulta em desastres socioambientais. Por outro lado, também estão nos municípios as oportunidades de inovações e políticas públicas para o enfrentamento dessas mesmas questões – que se tornam muito mais efetivas com o comprometimento dos parlamentares que participam do dia a dia em cada localidade.

Os objetivos do Gabinete são, dessa forma, promover o intercâmbio de experiências no exercício legislativo, criar um espaço de diálogo e de fortalecimento de alianças entre gabinetes com visões, origens e espectros políticos diversos, inspirar a partir de novas práticas de mandatos e mapear inovações nos parlamentos brasileiros. 

Durante os encontros, cada participante terá a oportunidade de compartilhar relatos sobre êxitos e desafios, além de conhecer exemplos apresentados por outros legisladores e especialistas. Serão abordados temas como construção de redes e articulações, mobilização e comunicação com eleitores, gênero e clima, racismo ambiental e recuperação econômica com justiça social e ambiental.

Uma edição piloto do Gabinete de Inovação foi realizada em 20 de setembro de 2019, em encontro com 39 chefes de gabinetes de mandatos de vereadores, deputados estaduais, deputados federais e senadores de 12 partidos. A edição de 2021 conta com o apoio da Base.Lab, Instituto Clima e Sociedade, do Legisla Brasil, da Purpose e da Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS).

Sobre os realizadores

O Instituto Update é uma organização da sociedade civil que pesquisa e fomenta a inovação política na América Latina – novas práticas políticas que aproximam cidadãs e cidadãos da política, combatem desigualdades, enfrentam a emergência climática e fortalecem a democracia –, com foco principal na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e México. Os projetos são desenvolvidos a partir de duas estratégias: gerar visibilidade e impulsionar a viabilidade desse ecossistema. 

O Pacto pela Democracia é uma iniciativa da sociedade civil brasileira voltada à defesa e ao aprimoramento da vida política e democrática no Brasil. Trata-se de um espaço plural, apartidário e aberto a cidadãos, organizações e também atores políticos que compartilhem do compromisso de resgatar e aprofundar práticas e valores democráticos diante dos inúmeros desafios que temos enfrentado ao longo dos últimos anos no país.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook