Programa Saúde na Escola leva ações educativas às unidades de ensino da rede municipal
Para a diretora do Departamento de Atenção Básica, Aline Lara de Carvalho, o trabalho conjunto com as escolas tem papel fundamental na construção de uma cultura de cuidado
A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), segue intensificando as ações do Programa Saúde na Escola (PSE) com foco na promoção da saúde e na prevenção de doenças entre crianças da rede pública de ensino. As atividades são realizadas pelas equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF), coordenadas pelo Departamento de Atenção Básica, em parceria com as unidades educacionais do município.
Uma das ações ocorreu na Creche Municipal Nelson Dias, com a participação da equipe da Unidade Básica de Saúde do Km 5, profissionais da equipe multiprofissional, nutricionista, profissionais da saúde bucal e acadêmicos do curso de Enfermagem.
Durante a atividade, foram trabalhados temas essenciais ao desenvolvimento saudável na infância, como alimentação equilibrada, higiene bucal, cuidados com o corpo, prevenção de doenças e incentivo a hábitos saudáveis. De forma lúdica e interativa, as crianças participaram de oficinas educativas e momentos de orientação que promoveram o aprendizado em um ambiente acolhedor.
As ações seguem as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Saúde e Ministério da Educação no âmbito do PSE, reforçando o compromisso da administração municipal em fortalecer o elo entre saúde e educação desde os primeiros anos de vida.
Para a diretora do Departamento de Atenção Básica, Aline Lara de Carvalho, o trabalho conjunto com as escolas tem papel fundamental na construção de uma cultura de cuidado:
“Essas ações são essenciais para promover a saúde desde a primeira infância. Trabalhar junto com a comunidade escolar fortalece os vínculos entre saúde e educação e contribui para o desenvolvimento integral das nossas crianças”, destacou.
O Programa Saúde na Escola mantém um cronograma contínuo de visitas às unidades escolares, priorizando instituições da rede pública localizadas em áreas de maior vulnerabilidade, com o objetivo de garantir o acesso à informação, à prevenção e ao cuidado em saúde para toda a comunidade estudantil.
Novo projeto de licenciamento ambiental pode intensificar emergência climática e insegurança jurídica
Texto reduz análise de riscos sobre empreendimentos que possam ser danosos ao meio ambiente e ameaça ampliar judicialização
Em Rondônia, 130 mil famílias recebem o Bolsa Família a partir desta sexta (18)
Valor médio do benefício no estado é de R$ 677,90, a partir de um investimento de R$ 87,9 milhões do Governo Federal. Cronograma de repasses segue até o dia 31
Educação de Porto Velho lidera processo de transparência na gestão pública
Semed assumiu papel central na consolidação das informações



Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook