Projeto de Maurício Carvalho deve instituir o mês Maio Amarelo na capital

A cor amarela simboliza a atenção no trânsito; movimento é nacional.

Assessoria
Publicada em 05 de maio de 2017 às 08:55
Projeto de Maurício Carvalho deve instituir o mês Maio Amarelo na capital

No Brasil e no mundo todo, o trânsito se tornou uma guerra silenciosa, que mata e destrói famílias, todos os dias. Pensando nisso, o vereador Maurício Carvalho, presidente da Câmara Municipal de Porto Velho, apresentou um Projeto de Lei que deverá ser votado pelos vereadores da capital, na próxima segunda-feira (8) e que municipaliza um movimento do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), que vem realizando as ações por meio de cada Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN), o mês “Maio Amarelo”.

O projeto do vereador Maurício Carvalho coloca em pauta o tema segurança viária, com a mobilização de toda a sociedade, envolvendo órgãos do governo, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada, para uma discussão efetiva sobre os altos índices de mortes e feridos no trânsito, no âmbito do município de Porto Velho.

“Nossa ideia é fomentar as ações preventivas de redução de acidentes de trânsito, no município de Porto Velho, abordando a segurança viária e mobilizando toda a sociedade”, disse o vereador e presidente da Câmara Municipal, Maurício Carvalho. 

O Maio Amarelo, que se caracteriza por ser um ‘movimento’, ou seja, uma ação e não uma campanha, simbolizado pelo laço na cor amarela, segue a mesma proposta de conscientização lançados anteriormente por outros movimentos como o de combate ao câncer de mama – Outubro Rosa -, ao de próstata – Novembro Azul – e de Campanha Nacional contra o Vírus HIV. A diferença é que qualquer cidadão pode utilizar o laço ‘Maio Amarelo’, não apenas no mês de maio, mas se possível, durante o ano inteiro.

“Queremos promover debates e iniciativas em prol de um trânsito mais seguro, com a prorrogação de importância de uma conduta ilícita, respeitosa e prudente no trânsito”, afirmou Carvalho.

Audiência Pública

Na manhã desta quinta-feira (4), aconteceu uma Audiência Pública, na Câmara de Porto Velho, onde foi discutida a segurança de trânsito no município, com a convocação da sociedade civil para a adesão ao movimento “Maio Amarelo”.

O diretor regional do DETRAN-RO, José Albuquerque Cavalcante, destacou as ações de fiscalização e principalmente Lei Seca. “Precisamos de mais educação no trânsito. As ações do DETRAN em Rondônia, junto com seus parceiros, são importantes para formar o bom condutor do futuro, mas o resgate de valores sociais e familiares devem ser prioridades para a retomada do equilíbrio social”, disse Cavalcante.

Já o secretário Marden Negrão, que responde pela Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (Semtran), afirmou que o Maio Amarelo é um “movimento transformador de postura e do respeito do indivíduo com a sociedade”.

O vereador Maurício Carvalho afirmou que em seu gabinete têm sido protocolados muitos pedidos de providências, os quais reivindicam melhorias nas ruas da capital.

“São pedidos de providências atendidos em toda a cidade e que contribuem positivamente para a diminuição do índice de acidentes e mortes no trânsito. Entre eles podemos citar alguns pedidos de colocação de faixas de pedestres, de placas de sinalização, além de pavimentação asfáltica e tapa buracos”, disse o vereador Maurício Carvalho, ressaltando que a conduta consciente de cada um, seja como motorista, motociclista, ciclista ou pedestre, é o melhor caminho para um trânsito mais seguro.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook