Projeto de melhoria da eficiência reprodutiva fortalece bovinocultura leiteira em Rondônia
O estado tem se destacado na produção de laticínios, tendo ganhado diversos prêmios nos concursos da indústria queijeira nacional, e é forte no comercio de leite fluido envasado
Uma das principais ações do projeto Rufião Movel é o exame ginecológico das matrizes através do exame de ultrassonografia
A bovinocultura leiteira de Rondônia vem alcançando níveis de excelência, o estado tem se destacado na produção de laticínios, tendo ganhado diversos prêmios nos concursos da indústria queijeira nacional, e é forte no comercio de leite fluido envasado, mas ainda tem potencial para dobrar sua capacidade de produção, sem ter que aumentar o numero de vacas e a área de pastagem, segundo os técnicos. Para transformar esse potencial em produção efetiva, a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO), desenvolve um projeto para melhorar a eficiência reprodutiva do rebanho chamado Rufião Movel.
Uma das principais ações do projeto Rufião Movel é o exame ginecológico das matrizes através do exame de ultrassonografia, para detectar gestação, diagnosticar possíveis dificuldades reprodutivas ou causas de infertilidade. Segundo o médico veterinário e extensionista da Emater-RO, em pimenta Bueno, Samuel Guedes, o exame é realizado diretamente na propriedade rural, e busca a melhoria da eficiência reprodutiva, um dos principais desafios enfrentados pelo criador de vacas de leite.
Segundo Samuel Guedes, as análises dos resultados dos exames realizados até agora indicam que a principal causa do grande intervalo entre partos das vacas está relacionado à ausência de cio, simplificando o que os profissionais chamam de anestro, problema que está relacionado diretamente com a condição corporal do animal, e pode ser solucionado com uma boa nutrição das vacas.
O projeto está integrado a outros planos e programas executados pela Emater-RO, para apoiar a bovinocultura leiteira do estado, como o programa de consultoria técnica (Consultec) que assessora os produtores na gestão da propriedade e nutrição dos animais. Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, essas ações são respaldadas por investimentos do governo do estado, que reconhece a importância estratégica da assistência técnica pública para o desenvolvimento sustentável da agropecuária rondoniense. “Temos fortalecido a Emater-RO justamente para garantir uma assistência técnica cada vez mais capacitada e presente no campo, atuando como agente de transformação da realidade rural”, pontuou.
O diretor-presidente da Emater-RO, Luciano Brandão. ressalta que com o apoio destas iniciativas públicas, Rondônia já é o maior produtor de leite da região norte, superando o estado do Pará, que está na atividade a mais tempo e possui um rebanho bovino maior. “O desenvolvimento vigoroso da bovinocultura de Rondônia se deve ao modelo agrário fundamentado na agricultura familiar, o apoio intensivo do governo do estado que criou programas para desenvolver a atividade, incentivou a agroindústria e fortaleceu a assistência técnica prestada pela Emater-RO.”
Maioria do STF confirma decretos de Lula que restringem acesso a armas
Tema está sendo votado no plenário virtual e análise se encerra hoje
Queda de idosos pode ter consequências graves, alertam especialistas
Maioria dos acidentes ocorre no quarto ou no banheiro
Plataformas de criptomoedas respondem objetivamente por fraudes em transações de clientes
Segundo o processo, o usuário estava transferindo 0,00140 bitcoins de sua conta na plataforma para outra corretora, quando uma falha no sistema teria resultado no desaparecimento de 3,8 bitcoins da conta




Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook