Projeto experimental do Curso de Jornalismo homenageia jornal pioneiro de Vilhena

Em 1975, dois anos antes da emancipação do município de Vilhena (RO), Terezinha Wobeto lançou “O Jornal da Morcegada”, considerado o primeiro veículo jornalístico da cidade.

Fonte: UNIR
Publicada em 23 de novembro de 2017 às 12:28
Projeto experimental do Curso de Jornalismo homenageia jornal pioneiro de Vilhena

Em 1975, dois anos antes da emancipação do município de Vilhena (RO), Terezinha Wobeto lançou “O Jornal da Morcegada”, considerado o primeiro veículo jornalístico da cidade. Na comemoração dos 40 anos de emancipação político-administrativa de Vilhena, cujo aniversário é festejado em 23 de novembro, o site jornalístico MORCEGADA, coordenado por pesquisadores do Departamento de Jornalismo (DEJOR) da UNIR, homenageia essa publicação jornalística pioneira da cidade.

O site foi desenvolvido pelo professor Allysson Martins, docente do DEJOR, com colaboração, na identidade gráfica, dos alunos Maria Victória Silva e Rauã Araújo. Segundo o professor, servidores do Campus de Vilhena, como José Barnabé Júnior e Fábio Freitas, realizaram apoio técnico sempre que possível, não medindo esforços para que o produto estivesse hoje no ar. “Sem todo esse apoio caseiro, não haveria Morcegada ou qualquer outro site jornalístico, espaço fundamental para a formação dos estudantes do curso”, afirmou o docente.

Martins destaca ainda o apoio do Departamento de Jornalismo, que contribuiu com o projeto ao liberar recursos financeiros para a contratação de serviços de terceiros, desde o início de 2017.

O Jornal da Morcegada

Ativo até 1980, nos primeiros anos, o “Jornal da Morcegada” tinha circulação restrita apenas ao Recanto dos Tangarás, espaço em que Terezinha Wobeto se reunia aos finais de semana com alguns de seus conterrâneos sulistas em Vilhena. O veículo começou com informações sobre os encontros semanais, mas logo passou para publicações de assuntos relevantes para toda a cidade.

“O jornal também noticiava assuntos de interesse da sociedade. Esses assuntos se restringiam ao bem-estar da coletividade, como por exemplo, a situação da BR-364 e as dificuldades de comunicação com o resto do País. Por essa época [1975], acho que a cidade não tinha mais que mil habitantes”, disse Terezinha Wobeto, em entrevista concedida anteriormente ao ex-aluno da UNIR Nicola Nicolielo.

Sobre o site MORCEGADA

O MORCEGADA constitui-se agora, em sua versão digital, em um espaço para experimentação de jornalismo digital em profundidade pelos estudantes do curso de Jornalismo da UNIR. “A ideia é que seja um espaço experimental para uma produção de jornalismo digital de qualidade, a partir das especificidades desta mídia, aliada às abordagens em profundidade, através de uma matéria principal e suas vinculadas, a fim de desdobrar a temática”, explicou Allysson Martins, acrescentando que apesar da linha editorial distinta do jornal da década de 1970, existe uma semelhança no tocante à experimentação e à inovação dos dois veículos, cada um em sua época.

Dividido em cinco categorias, “Principal”, “Especial”, “Destaque”, “Entrevista/Perfil” e “Opinião/Literatura”, o site publica matérias que evidenciem as especificidades do jornalismo digital, sobretudo a hipertextualidade e a multimidialidade, através de pautas que permitam uma abordagem mais profunda sobre diferentes temáticas.

“Os parâmetros teórico-práticos discutidos em disciplinas e projetos, a partir das investigações de exemplos e situações concretas, servem de guia para uma produção jornalística de qualidade realizada pelos discentes”, disse o professor.

As matérias são todas produzidas por alunos do curso de Jornalismo, com exceção dos artigos de opinião, que podem ser escritos por convidados ou outras pessoas que se disponham a trazer uma perspectiva interessante sobre os temas em pauta. A escolha das pautas ocorre durante o semestre letivo, sempre vinculada a alguma disciplina. Hoje, elas são desenvolvidas na disciplina de Jornalismo e Convergência de Mídias, ministrada pelo professor Allysson Martins, mas também podem ser trabalhadas em outras disciplinas que enfatizem a produção jornalística.

O professor conclui afirmando que o site MORCEGADA  “é o primeiro veículo com esse formato destinado à produção discente, que, finalmente, possui um espaço adequado para escoar o que já era realizado dentro de sala. A visibilidade do produto também serve como estímulo aos estudantes, que já podem começar a produzir um portfólio com essas produções. É interessante observar que, mesmo após formados, muitos não conseguem espaços nos veículos para desenvolver o jornalismo desta maneira”.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook