Qual a maneira correta de conservar o café?

Para garantir a qualidade do seu cafezinho de todos os dias, aprenda agora a conservá-lo na sua casa

Da redação/ Foto: Divulgação
Publicada em 24 de janeiro de 2022 às 11:02
Qual a maneira correta de conservar o café?

Um café bem quentinho logo pela manhã: não tem nada melhor, certo? No entanto, você sabe como conservar o café sempre fresquinho, como se tivesse acabado de sair da embalagem?

Algumas pessoas preferem guardá-lo na geladeira, outras na despensa. Há ainda os que sequer o retiram da embalagem original e colocam no pote, para conservar por mais tempo no pacote em que veio.

Veremos, a seguir, algumas dicas e locais mais indicados para manter o seu café bem fresquinho e pronto para ser degustado.

Em pó ou em grãos?

Muitas pessoas preferem comprar o café em grãos e efetuar a torra e moagem na hora de preparar o café. Pode dar mais trabalho, mas com certeza o sabor e o aroma serão inigualáveis.

Independentemente da forma escolhida, o café, tanto em grãos quanto em pó, pode ser armazenado da mesma forma. Veja, a seguir, alguns cuidados a serem observados nas duas formas de conservar o café sempre fresco e agradável.

Inimigos do café

Sempre mantenha o café longe da luz, seja em um pote escuro e sem contato com o ar. Dessa forma, suas características sensoriais ficam preservadas. 

Geralmente, após a torra, o café fica muito sensível. Por isso, tome cuidado com ele: não o deixe em contato com ar, luz, calor e umidade. Estes são os inimigos mais comuns do café e você deve protegê-lo a todo custo para manter o seu café sempre gostoso.

Pacotes menores

Depois de aberto, o café costuma se conservar a temperatura ambiente cerca de quinze dias. Dessa forma, se você mora sozinho ou a sua família não consome muito café, uma boa dica é comprar pacotes menores, de 250 gramas. 

Na geladeira ele pode ser conservado por até um mês. No entanto, se você não tem esse hábito, a dica de comprar pacotes menores é a mais eficaz. Se não quiser ficar sem café nesse meio tempo, compre mais unidades de pacotes menores.

Com ou sem embalagem

O ideal é chegar em casa com o café e colocá-lo em um pote escuro, ao abrigo da luz. Caso você não tenha um pote nessas condições, pode mantê-lo na embalagem original, desde que bem fechada.

Lembre-se dos inimigos do café: ar, luz, calor e umidade. Por isso, o pote com tampa bem vedada é o ideal para armazenar o café, seja em pó ou em grãos. Um bom investimento é você procurar nas lojas de produtos para casa um bom pote para armazenar e conservar o café por mais tempo.

Conservar o café na geladeira

Muitas pessoas preferem conservar o café na geladeira. No entanto, antes de usar o pó ou os grãos, deixe o café chegar à temperatura ambiente. O frio pode interferir no sabor e aroma da bebida.

Por falar em aroma, tanto na geladeira quanto na despensa o café pode absorver cheiros e gostos fortes. Por isso o pote deve ser bem vedado. Na geladeira, deixe-o longe de pimentões e cebolas. Já no armário, evite guardá-lo junto a produtos de limpeza e temperos com odores muito fortes.

De olho na data

A maioria das pessoas, quando vai comprar café, somente confere a data de validade. No entanto, é a data da torra que deve mostrar se o produto é fresco. Por isso, fique atento à data da torra quando for comprar o seu próximo café.

Dessa forma, você sempre terá café fresquinho para preparar na sua casa. As dicas de armazenagem e conservação são perfeitas para você nunca deixar de tomar o seu cafezinho e não ter surpresas desagradáveis.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook