QUEDA DE CABELO: entenda as causas e tratamentos do eflúvio telógeno

Neste episódio a Dra. Leila Bloch dá mais detalhes sobre o assunto

Brasil 61
Publicada em 25 de janeiro de 2023 às 09:53
QUEDA DE CABELO: entenda as causas e tratamentos do eflúvio telógeno

Você já teve ou está tendo queda de cabelo? Já ouviu falar em eflúvio telógeno? Neste episódio a Dra. Leila Bloch dá mais detalhes sobre o assunto.

O Eflúvio Telógeno é o nome dado para os cabelos que caem antes da hora. O cabelo tem um ciclo de vida normal que tem 3 fases: anágena, catágena e telógena.

  1. A maior parte dos fios de cabelo (85%) está na fase anágena, chamada fase de crescimento, que tem duração normal entre três e cinco anos, podendo durar até sete anos.
  2. A segunda fase é quando o cabelo para de crescer, chamada de catágena.
  3. A terceira fase é a fase de queda do cabelo chamada de telógena. Ela dura em média 3 meses e até 14% dos seus fios estão nessa fase e isso é normal. Se esse número passar de 15%, falamos que a pessoa tem eflúvio telógeno, ou seja, um número maior de fios na fase de queda.

Quais as causas da queda de cabelo?

Alterações da rotina do nosso corpo: período após o parto ou após cirurgias, interrupção do uso de pílulas anticoncepcionais, infecções e doenças acompanhadas de febre alta, doenças da tireoide tanto hipertireoidismo quanto hipotiroidismo, deficiência de ferro, deficiências nutricionais ou dietas muito radicais. Em muitos desses casos fica bem marcada a relação do evento com a perda de cabelo. Exemplo: quando a pessoa realiza uma cirurgia bariátrica ou começa a fazer uma dieta bastante restritiva para perder peso e ao passar três meses começa a perder cabelo. 

Medicamentos: alopurinol, androgênios, estatinas, anticoagulantes, anticonvulsivantes, anti fúngicos, anti-histamínicos H2, anti-inflamatórios não hormonais betabloqueadores. E a queda de cabelos pode acontecer mesmo que ocorra uma simples mudança de dose. 

Alterações no couro cabeludo: Como dermatite seborreica (caspa), também podem levar a um leve eflúvio.

Tratamento

O foco do tratamento é identificar a causa do problema e atuar sobre ela. Assim, se identificado que o problema é a anemia, deve-se tratar a anemia. 
Se for hipotiroidismo também e assim por diante.

Além disso, algumas medicações que estimulam o crescimento podem ser associadas para acelerar o processo de recuperação.

Prevenção

Uma vez que se sabe que uma pessoa tem tendência à queda de cabelos, estar diante de um evento sabidamente estressante, como uma cirurgia, é possível sim adotar medidas de prevenção para que a queda de cabelos ocorra em menor intensidade como o uso de algumas vitaminas ou nutracêuticos.

Para saber mais, assista ao vídeo no canal Dr. Ajuda.


https://brasil61.com/n/queda-de-cabelo-entenda-as-causas-e-tratamentos-do-efluvio-telogeno-blog230312

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

O DIA NA HISTÓRIA 25 DE JANEIRO!

O DIA NA HISTÓRIA 25 DE JANEIRO!

Em 1977 a “Vila Papagaio”, onde Rondon amarrava suas canoas e instalou um posto telegráfico, tornou-se o 3º município mais antigo de Rondônia, e de suas terras surgiram outros vários municípios