Quem paga os passeiomícios e motociatas de Bolsonaro? Você

Será que, além de assistir, ainda somos obrigados a pagar por isso?

Helena Chagas
Publicada em 25 de maio de 2021 às 10:43
Quem paga os passeiomícios e motociatas de Bolsonaro? Você

Por Helena Chagas, para o Jornalistas pela Democracia

O problema da reeleição é que o sujeito, mal se elege, entra em campanha. Cada dia à frente do governo – tanto faz se federal, estadual ou municipal – é pensado e vivido em função desse propósito. Mas, até pouco tempo atrás existiam certas regras, inclusive na legislação, que funcionavam para coibir o uso escancarado da máquina do governo.  Não são lá essas coisas, e normalmente o incumbente que se candidata é reeleito, se não for muito ruim.

Alguns padrões de comportamento e simancol institucional, porém, eram mantidos. Mas Jair Bolsonaro derrubou todos eles e está em desavergonhada campanha país afora.  E as instituições que deveriam zelar pela lisura do pleito de 2022 estão caladas, escondidas atrás de um biombo legal que não considera campanha eleitoral o período anterior aos meses que precedem a eleição.

Só que o que Bolsonaro está fazendo, com suas manifestações, carreatas e motociatas que acabam em palanque, e que não fazem parte da agenda oficial de presidente, é campanha, sim – e financiada com recursos públicos. Tomando como exemplo o último domingo: Bolsonaro foi para o Rio no avião presidencial, sob o esquema de segurança e assessoria da presidência, levou convidados às custas do erário, andou numa moto que não se sabe de quem é e esteve num palanque que teve que ser construído, e certamente pago. 

Quem pagou a organização do evento com milhares de pessoas que portavam bandeiras do Brasil e camisetas verde e amarelo iguaizinhas, novinhas? 

Não se pode confundir esse tipo de gasto com aquele despendido nas viagens do presidente pelo Brasil para inaugurações e atos oficiais. Esses também viram palanque, mas têm um objeto concreto e justificam as viagens e despesas, que são oficiais. O passeiomício do fim de semana, porém, fora da agenda, não deveria ir para a conta do erário, já que se trata de pura politicagem — muitas vezes usada inclusive para agredir pessoas, denegrir adversários, discursar contra as instituições e incitar setores radicais contra a democracia. 

Será que, além de assistir, ainda somos obrigados a pagar por isso?

Comentários

  • 1
    image
    RONILDA PEREIRA DO NASCIMENTO 25/05/2021

    É nós que pagamos motociatas e outras cositas, só que tenho certeza que fica bem mais barata do que os Portos construídos em paises alheios, sem contar as viagens internacionais caríssimas que os governos anteriores faziam, faziam tanto turismo com dinheiro alheio, e sem contar os roubos do dinheiro do povão. Então o que pagamos de hoje em dia, é fichinha perto do que foi com os ladrões do nosso dinheiro. Ok.

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook