Rastreio de câncer de pele é realizado pela UNINASSAU Cacoal

Durante as abordagens dos acadêmicos de Medicina foram detectadas algumas lesões malignas, além de suspeitas de hanseníase

Assessoria/UNINASSAU Cacoal
Publicada em 25 de novembro de 2022 às 19:14
Rastreio de câncer de pele é realizado pela UNINASSAU Cacoal

Esclarecer dúvidas, disseminar informações e fazer rastreio do câncer de pele. Essas foram as ações realizadas pela UNINASSAU Cacoal, por meio dos acadêmicos de Medicina da Instituição e membros da Liga de Dermatologia e Cirurgia Dermatológica de Cacoal (LADERC), na feira de sábado no município, localizada na Avenida São Paulo. 

Os acadêmicos fizeram atendimentos a feirantes e em clientes que passavam pelo local. Durante a abordagem, foram detectados o câncer de pele espinocelular, que tem origem na camada mais superficial da epiderme e, em geral, atinge áreas do corpo expostas ao sol; e o basocelular, um dos cânceres de pele mais frequentes, com maior índice de cura.  

Também foram detectadas algumas lesões malignas, além de suspeitas de hanseníase. Todos os casos foram encaminhados para a Policlínica de Cacoal. De acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), via lei de acesso à informação, os cânceres mais presentes na população rondoniense são de: pulmão, traqueia, cólon e reto e o de pele não melanoma. “Essas ações são muito importantes, pois auxiliam no diagnóstico precoce, aumentando as chances de cura e de mais qualidade de vida aos pacientes. Essas ações preventivas trazem também redução de custos nos tratamentos”, destacou a professora da UNINASSAU Cacoal, Jessica Cruz. 

De acordo com dermatologistas, algumas atitudes podem prevenir o câncer de pele, como evitar exposição prolongada ao sol entre 10h e 16h; usar proteção adequada, como roupas, bonés ou chapéus de abas largas, óculos escuros com proteção UV e sombrinhas; além de aplicar na pele, antes de se expor ao sol, filtro (protetor) solar com fator de proteção 30, no mínimo. É necessário reaplicar o filtro solar a cada duas horas, durante a exposição ao sol. 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook