Recomendação do MP-RO: condomínios em Rondônia ganham relevância no combate à Covid-19

O documento recomenda às administradoras de condomínios a orientação de síndicos e condôminos sobre a necessidade de cumprimento dos decretos e normas sanitárias que visam o combate ao novo coronavírus

Luiz Alexandre | Valorize Administradora de Condomínios
Publicada em 06 de março de 2021 às 11:00
Recomendação do MP-RO: condomínios em Rondônia ganham relevância no combate à Covid-19

Notificação Recomendatória Conjunta expedida pelo Ministério Público do Estado de Rondônia (MP-RO), no último dia 4, deu importância especial aos condomínios fechados no cenário de enfrentamento da pandemia da Covid-19.

O documento recomenda às administradoras de condomínios a orientação de síndicos e condôminos sobre a necessidade de cumprimento dos decretos e normas sanitárias que visam o combate ao novo coronavírus. Ele é resultado de um diálogo que a Valorize Administradora de Condomínios, que atua em Porto Velho/RO há mais de 10 anos, mantém como parte do Grupo Pensar Rondônia.

“Através do Pensar Rondônia, que reúne lideranças empresariais na busca de alternativas para enfrentar a crise econômica provocada pela pandemia, levamos o relevante papel dos condomínios nesse processo de conscientização”, ressaltou o diretor da Valorize, Gabriel Tomasete, ao destacar a sensibilidade das promotoras Emília Oiye e Flávia Mazzini.

Tomasete evidenciou que a Administradora orienta e sensibiliza desde o início da crise os mais de 40 condomínios clientes, sempre se pautando na razoabilidade das medidas de prevenção e no dever de cumprimento dos decretos. “Não gostamos de ver nossas crianças trancadas em casa, de adiar comemorações importantes ou de manter o distanciamento social dos parentes e amigos. Porém, infelizmente, a Covid-19 vem batendo à nossa porta, ceifando a vida de familiares, amigos, vizinhos e conhecidos. É hora de zelar pela saúde da família e de todos”, declarou.

Recomendação do MP

O órgão ministerial registra na Notificação Recomendatória Conjunta que se cumpra as recomendações previstas no art. 22, §2º, do Decreto n. 25.853, de 2 de março de 2021, tais como higienização das mãos, distanciamento de no mínimo 120 cm entre as pessoas, ampliação da frequência de limpeza de pisos, maçanetas e banheiros, evitar consultas e exames que não sejam de urgência, entre outras.

A recomendação pede atenção para a não realização de festas, jantares, aniversários, confraternizações e afins nas fases 1 e 2, bem como a proibição de aluguel de salões de festas.

Também reforça que condôminos evitem atividades em grupo, ainda que ao ar livre e no convívio familiar, exceto para a execução das atividades essenciais. Lembra que as práticas esportivas e os esportes de contato ou interação física somente são permitidos a partir da fase 2.  

Por fim, o Ministério Público alerta para a orientação de condôminos e visitantes sobre a obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes coletivos e da necessidade de cumprimento das regras sanitárias nas dependências do condomínio.

Penalidades

O MP enfatiza que o Código Civil prevê, no artigo 1.336, ser dever do condômino não utilizar às suas partes de maneira prejudicial ao sossego, salubridade e segurança dos possuidores, sendo que a desobediência das regras sanitárias pode ser prejudicial à saúde pública e também pode colocar em risco a segurança dos demais possuidores e colaboradores. 

Além disso, cita que segundo o Código Civil (artigo 1.348, inciso II), compete ao síndico praticar os atos necessários à defesa dos interesses comuns, sendo evidente a necessidade de cumprimento das regras sanitárias dentro dos condomínios.

Comentários

  • 1
    image
    Christian 06/03/2021

    Enquanto não morrer uma pessoa que se ama muitos não terão consciência. No condomínio onde moro é gente aglomerando na rua, festa no salão. Infelizmente não há amor ao próximo.

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

Parasitas da sociedade

Parasitas da sociedade

Nem mesmo num momento como esse que o mundo atravessa, varrido por uma pandemia, faz essa gente se sensibilizar com as agruras do próximo, evidenciando que tem uma pedra no lugar do coração