Representantes do Judiciário e do Executivo visitam Hospital Regional
A unidade é reconhecida como um exemplo destacado de sucesso na mediação conduzida pelo Poder Judiciário
Uma comitiva liderada pelo presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO), desembargador Raduan Miguel Filho, e pelo Secretário de Estado da Saúde, Coronel Jefferson Rocha, visitou, na terça-feira (8), o Hospital Regional de Guajará-Mirim Dr. Júlio Pérez Antelo. A unidade é reconhecida como um exemplo destacado de sucesso na mediação conduzida pelo Poder Judiciário.
“O convencimento das partes interessadas de que havia a necessidade social, política de prestar um serviço relevante, presentear a população da Pérola do Mamoré com este hospital de extrema necessidade para a região”, destacou o desembargador Raduan Miguel.
Ao longo de aproximadamente três anos, audiências de conciliação lideradas pelo juiz Edenir Albuquerque, também coordenador do Comitê Estadual de Saúde, foram fundamentais para a reestruturação e a reorganização da gestão do hospital. O trabalho resultou em melhorias significativas na infraestrutura e no funcionamento da unidade.
“A população, por meio do Ministério Público, entrou com uma ação judicial e o que ser verificou é que existia uma falta de controle dos papeis de município e estado. A orientação foi no sentido de regularizar, registrar e pactuar para que a administração passada do município para o Estado”, explicou o magistrado.
A visita, que contou com representantes do Judiciário e da gestão estadual, proporcionou uma oportunidade de conhecer de perto as instalações e os serviços oferecidos, além de constatar os impactos positivos na qualidade de vida da população de Guajará-Mirim e das regiões próximas.
“A presença de todos os envolvidos aqui hoje, amplia o conhecimento de todos os atores e facilita os serviços e o acesso das pessoas ao seu direito à saúde e a uma vida de melhor qualidade”, destacou o secretário de Saúde, Jefferson Rocha.
“Em um mês de funcionamento, já tivemos até o momento, cerca de 100 cirurgias realizadas, o que representa ganho para os pacientes e menos sofrimento com deslocamentos”, ressaltou Flávio Derzete, representante do Governo do Estado.
O diretor do Hospital Luciel Silva destacou o modelo de gestão adotado, que é por meio de uma empresa prestadora do serviço de gestão. “Trata-se de um novo modelo de atendimento do SUS, que otimiza recursos, gastos, mão de obra. Quem ganha com isso são os munícipes, os usuários do SUS”, completou.
Gerente dispensada por justa causa receberá férias proporcionais
Decisão da 2ª Turma aplicou Convenção da OIT ratificada pelo Brasil
TJRO lança II Prêmio de Comunicação com presença do jornalista Chico Pinheiro
Evento ocorreu no Dia do Jornalista e apresentou as categorias e a premiação total de 50 mil reais
STJ convida magistrados(as) de Rondônia à elaboração de enunciados para o 1º Congresso da Segunda Instância Federal e Estadual
O Congresso tem como objetivo fortalecer a integração entre os tribunais superiores, os tribunais regionais federais e os tribunais de justiça estaduais, promovendo o diálogo e a cooperação institucional e jurisdicional




Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook