Resenha Política

O avanço político do deputado estadual Léo Moraes (PPS) na capital, pode provocar mudanças na composição da bancada da Câmara Federal.

Robson Oliveira
Publicada em 19 de junho de 2018 às 15:58

SUPERDIMENSIONADO – O jornalista Alan Alex, editor do Painel Político, revelou em primeira mão que as finanças estaduais não estão tão bem robustas como propala o ex-governador Confúcio Moura. A coluna foi a campo para verificar a informação e constatou que a revelação feita por Alan é a mais absoluta verdade. Uma fonte deste cabeça chata que analisa as contas públicas confirmou que dados estaduais foram superdimensionados pelo governo passado o que obrigou o atual governador Daniel Pereira a cortar gastos em oitenta milhões. É possível que novos cortes sejam feitos para evitar atrasos nas despesas com pessoal.

EMENDAS – Embora os municípios estejam tomados com outdoor anunciando a destinação de emendas parlamentares para investimentos feitos pelos deputados estaduais, nem todas as emendas serão liberadas como anunciadas. Uma vez que estamos em período pré-eleitoral, os deputados, candidatos à reeleição, querem mostra serviço visando renovar o mandato. O problema é que tais serviços não estão claros à vista do eleitor. A emenda anunciada é pior que o soneto, ou seja, pode virar mico.

PREDADOR – O avanço político do deputado estadual Léo Moraes (PPS) na capital, especialmente após o resultado das urnas nas eleições municipais passadas, sobre os redutos dos deputados federais Mariana Carvalho (PSDB) e Lindomar Garçon (PRB), pode provocar mudanças na composição da bancada da Câmara Federal. Léo conseguiu amadurecer com a derrota de prefeito e caminha para canibalizar votos dos dois deputados federais. 

MONITORAMENTO – Todos os partidos de Rondônia com representação no Congresso Nacional estão monitorando o eleitor para evitar sobressaltos. Não há um monitoramento interno honestamente tabulado que deixe de capturar a insatisfação do eleitor com a política e os políticos. A revolta é tão grande que os percentuais de rejeição começam a preocupar os eventuais candidatos. Na hipótese da indignação atual ser confirmada nas urnas em outubro, em votos nulos e brancos, as mudanças almejadas serão pequenas, visto que a lei eleitoral que encurtou a campanha favorece as velhas raposas mais do que os noviços que vão às urnas pela primeira vez. 

FÔLEGO - O ex-secretário estadual de Saúde Williams Pimentel, provável candidato a deputado estadual pelo MDB, está conseguindo sobressair nas mídias sociais muito mais do que seus correligionários experimentados em eleições. É cedo para assegurar que Pimentel manterá o mesmo fôlego até outubro quando o eleitor decidirá o voto, mas a leveza com que mantém a pré-campanha pode ser preponderante na hora que o jogo começar para valer. 

BRUTO – Quem pensou que a candidatura a senador de Confúcio Moura (MDB) fosse um passeio em decorrência da aparente aprovação do seu governo começa a perceber que vai ser uma disputa de gigantes. Além dele, Raupp (MDB) é um especialista em eleição e o surgimento do nome de Marcos Rogério (DEM) começam a mudar a configuração da disputa. Fátima Cleide (PT), Pastor Aluísio (REDE) e o jovem advogado Fabrício Jurado (NOVO), todos oriundos da capital, pulverizam os votos e tendem a levar a disputa para um acirramento ainda maior. Isto sem somar a este rol nomes que podem ser obrigados a entrar na mesma disputa com Jesualdo Pires (PSB) e Expedito Junior (PSDB), dependendo do quadro.  Vai ser jogo bruto. 

ESPECULAÇÃO – Com a especulação da candidatura de Marcos Rogério (DEM) ao Senado, os partidários de Jesualdo Pires (PSB) passaram também a especular seu nome para governador, visto que ambos são de Ji-Paraná, mesmo colégio eleitoral.  A diferença entre os dois é que o deputado federal não necessita pedir autorização a ninguém para decidir o cargo a disputar já que preside o DEM. O ex-prefeito, filiado ao PSB, dependerá dos interesses de Mauro Nazif para saber o cargo que sobrará para disputar.

INGÊNUO – Em política não tem ingênuo nem bobo, esta é uma máxima dita para quem é profissional na área e sabe fazer de um limão uma limonada. Foi o que Confúcio Moura fez na visita aparentemente amistosa ao pré-candidato ao Senado Pastor Aluísio Vidal.  A verdade é que Moura aproveitou a ingenuidade do pré-candidato da REDE, nome bem avaliado na capital, para faturar politicamente. Um dia após a visita, o ex-governador foi às mídias sociais para registrar o encontro e tecer loas ao adversário com o claro objetivo de acenar ao rebanho eleitoral do pastor. O que parecia uma visita entre amigos virou um ato político. Coisa de profissional. 

PROFISSIONALISMO – Nesta quarta-feira (20), em Porto Velho, o escritório de advocacia ROCHA FILHO E VASCONCELOS realiza um seminário sobre financiamento e propaganda destinado aos profissionais de campanha eleitoral. É uma oportunidade para quem quer evitar cometer erros numa campanha que tende a ser a mais fiscalizada dos últimos anos. É um evento com a expertise de uma das maiores bancas especialistas na área, com profissionais multidisciplinares em campanha eleitoral.

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

  • 1
    image
    Roberto Schuster 19/06/2018

    "Cortes devem ser feitos, para evitar atrasos na folha de pessoal"... Isso me lembra Gessi Taborda, que passou mais de meia década agourando atrasos de pagamentos na folha de pessoal do Estado de RO, e esculachando Confúcio. Taborda está na inatividade, mas sua catastrófica previsão jamais se concretizou... E agora vem Robson, insinuando coisas semelhante.

  • 2
    image
    TERCEIRO VIGILANTE 19/06/2018

    COM O MONTE DE MILICOS (MUITOS OFICIAIS MAÇANETAS), EM TORNO DE MISTER DANIEL, JÁ SINTO SAUDADES DA REPÚBLICA DE MAÇONS DE ANEL, QUE EMOLDURAVAM O SENHOR CONFÚCIO!!!

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook