RO amplia proteção com Patrulha Maria da Penha
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, os investimentos reforçam o papel do estado na defesa das mulheres, com ações concretas que unem tecnologia, presença policial e acolhimento humanizado
Policiais militares da Patrulha Maria da Penha reforçam ações de proteção às mulheres em Rondônia
A atuação da Patrulha Maria da Penha (PMP) foi ampliada em Rondônia após a criação do Batalhão de Policiamento de Enfrentamento à Violência Doméstica (BPVID) e do Núcleo de Prevenção e Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (NUPEVID). A mudança estratégica resultou no aumento dos atendimentos e no fortalecimento da rede de proteção às mulheres com Medidas Protetivas de Urgência (MPU).
A nova estrutura, vinculada à Coordenadoria de Atividades Sociais (CAS) da PMRO, trouxe especialização e gestão integrada, permitindo que as ações da patrulha fossem centralizadas e otimizadas. O Governo de Rondônia investiu mais de R$ 16,8 milhões no Fundo Estadual de Segurança Pública, com a entrega de 14 viaturas, 250 computadores e novas tecnologias de apoio à fiscalização e acompanhamento das vítimas.
INVESTIMENTO E FORTALECIMENTO DA REDE DE PROTEÇÃO
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, os investimentos reforçam o papel do estado na defesa das mulheres, com ações concretas que unem tecnologia, presença policial e acolhimento humanizado. “O objetivo é salvar vidas e romper o ciclo da violência”, ressaltou.
Segundo o titular da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), Felipe Vital, a ampliação da estrutura é resultado da integração entre as forças de segurança. “A reestruturação da PMRO e os investimentos realizados pelo governo do estado proporcionaram condições para que a Patrulha Maria da Penha ampliasse seu alcance e eficiência, garantindo uma atuação mais presente e comprometida na proteção das mulheres em situação de vulnerabilidade”, destacou.
Com atuação em 10 municípios, incluindo Porto Velho, Ji-Paraná, Vilhena e Cacoal, a Patrulha Maria da Penha conta com 13 patrulhas ativas e 32 policiais militares. Somente nos primeiros seis meses de 2025, foram realizadas 7.188 visitas de acompanhamento, sendo 2.406 em Porto Velho, assegurando o cumprimento das medidas protetivas.
PROGRAMAS DE APOIO E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA
O fortalecimento da política pública também ocorre com os programas Mulher Protegida, que concede auxílio financeiro e suporte psicossocial às vítimas, e o S.O.S Mulher Rondônia, aplicativo lançado em junho de 2025 que permite acionar a Polícia Militar em tempo real por meio do “botão do pânico” virtual.
O comandante-geral da Polícia Militar, coronel PM Régis Braguin, enfatizou que os resultados comprovam a eficiência da nova estrutura. “A criação do BPVID e a integração com o NUPEVID possibilitaram uma resposta mais rápida e humanizada às vítimas, fortalecendo o vínculo de confiança entre a sociedade e a Polícia Militar”.
Governo de RO reforça combate a fraudes em sementes
O trabalho da Idaron contribui para redução da circulação de sementes fraudadas, que, ano a ano, causam prejuízos milionários ao setor produtivo
Prefeitura faz show pelo Dia da MPB
Obra de Maria Bethânia será celebrada no Mercado Cultural
Sema zera fila de licenças em Porto Velho
Agilidade na emissão das licenças mostra o compromisso da Prefeitura com o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento da economia local




Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook