Rondônia celebra conquistas ambientais e avanços sustentáveis em 2024
Entre as iniciativas destacam-se investimentos no projeto Recuperar, que promove a recuperação de áreas degradadas; ações de conscientização ambiental; entre outros
Produtores rurais das Linhas 6, 7, 8 e 9, Setor 3, assinaram o Termo de Adesão e Compromisso ao projeto Recuperar
Com o intuito de consolidar crescimento econômico à preservação ambiental, o governo de Rondônia desenvolveu uma série de projetos e atividades no decorrer de 2024. Entre as iniciativas destacam-se os investimentos no projeto Recuperar, que promove a recuperação de áreas degradadas; ações de conscientização ambiental; manejo do Pirarucu; combate ao desmatamento ilegal; e avanços na gestão de resíduos sólidos. As ações refletem o empenho do governo em aliar desenvolvimento econômico à preservação do meio ambiente, e atender a população de todo estado.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou que, os resultados mostram que é possível crescer respeitando o meio ambiente. “Encerramos o ano com avanços na preservação ambiental e no desenvolvimento sustentável do estado. O trabalho conjunto entre o governo, parceiros e a sociedade resultou em ações concretas que protegeram as riquezas naturais, reduziram o desmatamento e ampliaram oportunidades econômicas à população.”
AÇÕES EDUCATIVAS
A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), através da Coordenadoria de Educação Ambiental (Ceam), promoveu ações educativas em escolas e associações para intensificar o processo de conscientização dos jovens sobre temas como incêndios florestais, recursos hídricos e resíduos sólidos. As iniciativas, realizadas em todas as regiões do estado, buscam sensibilizar estudantes e fomentar atitudes responsáveis em prol da preservação ambiental, gerando impactos relevantes a longo prazo.
PROJETO AMBIENTAL
O projeto “Colhendo Sementes, Construindo Viveiros, Plantando Florestas” venceu a 21ª edição do Prêmio Innovare 2024, na categoria CNJ (uma das categorias do Prêmio Innovare, que reconhece iniciativas que contribuem para o aperfeiçoamento do sistema judiciário brasileiro). Idealizado pelo juiz Maximiliano Darci David Deitos, de Ji-Paraná, e apoiado pelo governo de Rondônia, por meio da Sedam, o projeto promove a construção e revitalização de viveiros municipais com madeiras apreendidas, visando restaurar áreas degradadas, como lixões desativados e matas ciliares, além de recuperar nascentes.
RENDA E PRESERVAÇÃO
Todo recurso arrecadado com a venda do Pirarucu é dividido entre os comunitários
A Sedam realizou a segunda fase da pesca do Pirarucu na Reserva Extrativista Estadual do Rio Cautário, em Costa Marques, atendendo à demanda dos moradores para o manejo da espécie exótica. Desde 2022, o projeto já extraiu 637 peixes, totalizando 35.098 quilos, gerando R$ 302.916,54 mil em receita aos comunitários, e contribuindo para o controle ambiental e desenvolvimento local.
REVITALIZAÇÃO DE NASCENTES
O governo de Rondônia lançou em Cacoal, o projeto Recuperar, que visa revitalizar 204 nascentes da micro-bacia do Rio Pirarara, para promover a preservação dos recursos hídricos e beneficiando comunidades locais. A iniciativa, liderada pela Sedam, envolve produtores rurais das Linhas 6 a 9 do Setor 3, que assinaram o Termo de Adesão ao projeto. A ação conta com parcerias da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO), Prefeitura de Cacoal e Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO).
MANEJO AMBIENTAL
A capacitação “Plantando Água, Construindo Histórias” em Alto Alegre dos Parecis, promovida pelo Comitê de Bacia Hidrográfica dos Rios Branco e Colorado (CBH-RBC) e o Executivo Municipal, com apoio da Sedam/Coreh, capacitou técnicos e operadores de máquinas em práticas de manejo ambiental, com destaque para construção de barraginhas, essenciais na preservação e recuperação de bacias hidrográficas.
REDUÇÃO DO DESMATAMENTO
Parceria visa intensificar ações contra o desmatamento ilegal e incêndios florestais
Rondônia recebeu do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) destaque como o estado que mais reduziu o desmatamento na Amazônia, com uma queda de 62,5% entre agosto de 2023 e julho de 2024, em comparação ao ano anterior. O sucesso é atribuído à estratégia de desenvolvimento sustentável, promovida pelo governo de Rondônia, alinhando o bem-estar social à preservação ambiental, com monitoramento por satélite e ações de fiscalização eficazes.
ASSINATURA DE ACORDO
Durante a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2024 (COP29), em Baku, no Azerbaijão, o governo de Rondônia anunciou a assinatura de uma Carta de Intenções com o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal. A parceria visa intensificar ações contra o desmatamento ilegal e incêndios florestais, com operações de fiscalização integradas, intercâmbio de informações e estratégias de inteligência territorial. O plano procura fortalecer a cooperação para captação de recursos e melhorar a fiscalização do transporte de madeira nas rodovias da região.
GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
A cerimônia de entrega ocorreu durante o 1º Seminário Intermunicipal de Gestão de Resíduos
Com o objetivo de aprimorar as práticas de gestão de resíduos, o governo de Rondônia, em parceria com o Cisan Central-RO, realizou o 1º Seminário Intermunicipal de Gestão de Resíduos, em Ariquemes. O evento reuniu técnicos e profissionais da área ambiental para debater estratégias de gestão de resíduos sólidos. Promovido pela Sedam, o seminário destacou a importância de uma gestão integrada e eficiente dos resíduos, com foco na preservação ambiental e no desenvolvimento sustentável.
DESATIVAÇÃO DE LIXÃO
O governo de Rondônia entregou ao município de Ariquemes o primeiro Atestado de Desativação de Lixão do estado, marcando um avanço na gestão ambiental e destinação adequada de resíduos sólidos. A cerimônia celebra a primeira etapa do gerenciamento de áreas contaminadas, alinhada à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). A medida traz benefícios à população, reduzindo impactos ecológicos e melhorando as condições de saúde pública.
Para o secretário da Sedam, Marco Antonio Lagos, o ano foi marcado por iniciativas fundamentais para conservação ambiental. “Entre as ações, destacamos o fortalecimento do combate ao desmatamento, a revitalização de nascentes e o manejo responsável dos recursos naturais. As atividades realizadas reforçam o empenho da gestão estadual em garantir a sustentabilidade e qualidade de vida dos rondonienses, sempre alinhados às políticas ambientais mais modernas e eficazes”, enfatizou.
Revitalização da Quadra Poliesportiva Portelinha transforma espaço de esporte e lazer
A entrega da Quadra Poliesportiva Portelinha demonstra o trabalho desenvolvido pelo governo de Rondônia para promover o desenvolvimento e bem-estar nos municípios
Verstappen x Norris: Pilotos comentam punição para McLaren
Líderes do Mundial de Pilotos tiveram um incidente no GP dos Estados Unidos e Norris acabou punido por sair da pista; Confira todos os detalhes
Governo de RO fortalece agricultura familiar com entrega de 275 toneladas de calcário
Foram entregues 275 toneladas de calcário ensacado para agricultores familiares, na região do Cone Sul de Rondônia

Com o intuito de consolidar crescimento econômico à preservação ambiental, o governo de Rondônia desenvolveu uma série de projetos e atividades no decorrer de 2024. Entre as iniciativas destacam-se os investimentos no projeto Recuperar, que promove a recuperação de áreas degradadas; ações de conscientização ambiental; manejo do Pirarucu; combate ao desmatamento ilegal; e avanços na gestão de resíduos sólidos. As ações refletem o empenho do governo em aliar desenvolvimento econômico à preservação do meio ambiente, e atender a população de todo estado.



Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook