Rondônia e o nascimento de uma nova estrela no azul da União

Confira capa da revista Veja de 1982 que destacava o surgimento de Rondônia como um novo Estado promissor

ANÍSIO GORAYEB
Publicada em 04 de janeiro de 2020 às 10:08
Rondônia e o nascimento de uma nova estrela no azul da União

O general João Batista Figueiredo, então presidente da República, e o coronel Jorge Teixeira de Oliveira, primeiro governador do Estado de Rondônia 

A Instalação do Estado de Rondônia ocorreu há exatamente 38 anos, no dia 4 de janeiro de 1982.

A solenidade aconteceu no Palácio Presidente Vargas, diante de uma população orgulhosa, que lotava a Praça Presidente Vargas.
O Estado de Rondônia foi instalado apenas com dois poderes constituídos, o poder executivo, tendo como governador  o Coronel Jorge Teixeira de Oliveira, o primeiro Governador do Estado, e o poder judiciário que era presidido pelo Desembargador Fouad Darwich Zacharias, primeiro Presidente do Tribunal de Justiça do Estado.

Somente em 15 de novembro de 1982 aconteceram as eleições gerais, quando foram eleitos os 24 primeiros deputados estaduais constituintes. A Assembléia  só instalou-se em janeiro de 1983, tendo como primeiro Presidente o Deputado José de Abreu Blanco.

A Constituição do Estado só foi promulgada em 6 de agosto de 1983.

Nascia assim uma nova estrela na União. Rondônia fica conhecido como uma terra de oportunidades e novas esperanças aos brasileiros. Passa a ser conhecido no país como o "Novo Eldorado".
Essa é a capa de uma edição da revista Veja do ano de 1982, publicada logo após a Instalação, na qual Rondônia é apresentada aos brasileiros. 
Direto do Túnel do Tempo...

Comentários

  • 1
    image
    Jose Tenorio da Silva 04/01/2020

    Por isso que Rondonia e um estado que foi envadido por exploradores. Culpa do nosso criador e melhor governador de Rondonia, onde foi na midia e colocar que nosso estado seria um ELDORADOm hoje nos temos 30 por centos de RONDONIENSE 70 por cento de RONDONIANO, exemplo nossa assembleia deve ter 10 por centos de parlamentares nascido em rondonia, nosso judiciario 5 por cento, nosso governado de fora.TRISTE

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook