Rondônia participa de encontro da Câmara Setorial de Planejamento e Gestão Estratégica do Consórcio Amazônia Legal, em Brasília
O foco das discussões foi alinhar as políticas públicas de longo prazo para o desenvolvimento sustentável da Amazônia Legal, em consonância com as metas nacionais e regionais
A reunião reuniu representantes de diversos estados da Amazônia Legal, além de autoridades e técnicos de órgãos estratégicos
O governo de Rondônia participou no dia 5 de maio, em Brasília, da reunião da Câmara Setorial de Planejamento e Gestão Estratégica do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal. O encontro teve como objetivo discutir as contribuições dos estados à Estratégia Brasil 2025–2050 e à agenda da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), visando o desenvolvimento sustentável da região.
Realizada na sede do Consórcio, no Setor de Autarquias Sul, a reunião reuniu representantes de diversos estados da Amazônia Legal, além de autoridades e técnicos de órgãos estratégicos. Representantes da Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), estiveram presentes representando Rondônia no evento. O foco das discussões foi alinhar as políticas públicas de longo prazo para o desenvolvimento sustentável da Amazônia Legal, em consonância com as metas nacionais e regionais.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a integração dos estados da Amazônia Legal é essencial para enfrentar os desafios regionais de forma unificada. O governador ainda evidenciou o papel estratégico do encontro para o avanço das políticas públicas. “O encontro foi decisivo para que possamos avançar na implementação da Estratégia Brasil 2025–2050 e garantir que nossa região desempenhe um papel central no desenvolvimento sustentável do Brasil. O governo de Rondônia, participa ativamente das discussões e contribuições para o avanço das políticas públicas que beneficiam a Amazônia.”
A secretária da Sepog, Beatriz Basílio, destacou a importância da reunião para a articulação regional. “Foi uma oportunidade valiosa para alinharmos os esforços de cada estado da Amazônia Legal e garantir que as políticas ambientais e de desenvolvimento sustentável sigam em consonância com as metas nacionais. Estamos cada vez mais comprometidos com o futuro da nossa região”, afirmou.
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
A agenda COP30, envolve políticas públicas direcionadas ao meio ambiente, à economia e à inclusão social
O evento deu continuidade às discussões iniciadas na 1ª Reunião Virtual da Câmara Setorial de Planejamento e Gestão Estratégica, realizada em fevereiro deste ano, e aprofundou o debate sobre as contribuições de cada estado para a construção de uma agenda comum de desenvolvimento sustentável para a Amazônia Legal.
Durante a 1ª Reunião Ordinária da Câmara Setorial de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – Planejamento 2025, em 31 de janeiro, foi apresentado o documento preliminar intitulado “Posicionamento dos Governadores para a COP29”. O documento expressava o posicionamento geral dos estados sobre os temas discutidos na Conferência, e ficou definido que seria aprimorado com vistas à COP30, para, posteriormente, ser encaminhado aos governadores.
Sendo assim, além dos temas centrais de planejamento estratégico, o encontro também abordou a implementação da agenda COP30. Com foco nas ações que visam promover o crescimento sustentável e integrado da região, considerando as peculiaridades e desafios da Amazônia. A agenda COP30, envolve políticas públicas direcionadas ao meio ambiente, à economia e à inclusão social.
A reunião também contou com a presença de diversos órgãos e autoridades de várias esferas, reforçando o compromisso coletivo com o desenvolvimento sustentável da Amazônia Legal. Representantes dos estados, secretarias e organizações parceiras reafirmaram a importância de trabalhar de forma conjunta e estratégica para garantir que a região desempenhe um papel central no desenvolvimento econômico e social do Brasil, com foco na sustentabilidade e na preservação ambiental.
Distritos do baixo Madeira são vistoriados para orientar o projeto Áreas de Interesse Ambiental
Equipe técnica também registrou ações emergenciais realizadas nos períodos de cheia do rio Madeira
Inscritos no Programa Mais Educação Infantil são convocados para matrículas nas escolas credenciadas
Após o dia 5 de junho, o não comparecimento reposicionará a criança para o final da lista de espera
Prefeitura intensifica campanha de vacinação contra influenza e HPV na capital e distritos
As doses estão disponíveis gratuitamente nas unidades básicas de saúde e também no ponto fixo de vacinação no Porto Velho Shopping




Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook