Rondônia - PNAD Covid19 revela que quanto maior a renda, menor o isolamento

O mesmo fenômeno também ocorre em todo o Brasil e na Região Norte, mas em proporção menor

Assessoria
Publicada em 21 de agosto de 2020 às 11:45
Rondônia - PNAD Covid19 revela que quanto maior a renda, menor o isolamento

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD Covid19), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que o índice dos que adotaram o isolamento rigoroso cai conforme aumenta a renda. Em Rondônia, entre as pessoas com rendimento de até meio salário mínimo, 28% adotaram esta medida; entre as com renda maior de quatro salários mínimos, a taxa foi 11,5%.

O mesmo fenômeno também ocorre em todo o Brasil e na Região Norte, mas em proporção menor. No país, o isolamento rigoroso foi adotado por 27,8% dos que ganham até meio salário mínimo e por 20,4% dos que ganham mais de quatro salários mínimos. Na Região Norte, estes índices variam entre 23,7% e 16,8%.

A PNAD Covid19 também apontou que 22,8% da população rondoniense ficaram rigorosamente isolados, 38,7% ficaram em casa e só saíram por necessidade básica, 36,4% reduziu o contato mas continuou saindo de casa e/ou recebendo visitas e 1,1% não tomou nenhuma medida de restrição. A taxa de mulheres que ficaram rigorosamente isoladas é maior que a taxa masculina: enquanto 24,2% das mulheres adotaram esta medida, o índice entre os homens foi de 21,5%.

Por idade, o grupo que apresentou maior taxa de isolamento rigoroso é o formado por pessoas de 0 a 13 anos: 58%. Entre as pessoas com mais de 60 anos, 32,2% ficaram isoladas e 1,6% não adotou nenhuma restrição.

Por nível de escolaridade os índices variam consideravelmente. 36,2% das pessoas sem instrução ou com ensino fundamental incompleto adotaram o isolamento rigoroso; já entre os que têm nível superior ou pós-graduação, esta taxa foi de 7,7%.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook