RONDÔNIA – Produção de café deve atingir 2,94 milhões de sacas na safra 2023

A estimativa no aumento da produção é motivada por questões como condições climáticas favoráveis na maioria das regiões produtoras

Assessoria/CONAB
Publicada em 20 de janeiro de 2023 às 17:34
RONDÔNIA – Produção de café deve atingir 2,94 milhões de sacas na safra 2023

A produção de café em Rondônia deverá atingir 2,94 milhões de sacas de café conilon beneficiado, volume 5,1% maior que o da safra anterior. O grão deverá ocupar 65 mil hectares de área em produção no estado, mantendo a estimativa de área sem alteração em relação ao último ciclo. As informações são do 1º Levantamento da Safra de Café 2023, publicado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), nesta quinta-feira (19). O aumento na estimativa da produção foi impactado diretamente pela expectativa preliminar de maior produtividade média, que deverá alcançar 45,3 sacas por hectares nesta temporada, em comparação com as 43,1 scs/ha para a média da safra anterior. 

A estimativa no aumento da produção é motivada por questões como condições climáticas favoráveis na maioria das regiões produtoras. As plantas estão em boas condições vegetativas, bem enfolhadas, encorpadas, com bom aspecto nutricional e os ramos e rosetas bem carregados. As lavouras se apresentam predominantemente no estágio fenológico de expansão dos frutos.

Também contribuiu para o crescimento da produção a substituição de lavouras antigas, implantadas com sementes e com baixo padrão tecnológico, para outras de café clonal. Estima-se que a renovação do material genético (substituição das lavouras seminais por lavouras clonais) ultrapassa os 90% da área.

Leia a análise completa no 1º Levantamento da safra de café 2023, disponível no site da Conab.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook