Rondônia tem 30 centros para garantir conclusão dos ensinos Fundamental e Médio a 40 mil jovens e adultos

São oito unidades socioeducativas, quatro delas em Porto Velho, e 27 unidades prisionais, das quais oito na capital, que também se beneficiam desse programa.

Texto: Montezuma Cruz Fotos: Daiane Mendonça
Publicada em 12 de julho de 2017 às 17:15
Rondônia tem 30 centros para garantir conclusão dos ensinos Fundamental e Médio a 40 mil jovens e adultos

Aluna fequenta aula no Ceeja Padre Moretti, o mais antigo da capital

Rondônia tem atualmente 40 mil jovens e adultos atendidos pelo Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), com aulas e provas dos ensinos fundamental e médio. São oito unidades socioeducativas, quatro delas em Porto Velho, e 27 unidades prisionais, das quais oito na capital, que também se beneficiam desse programa. Uma escola exclusiva denominada Madeira-Mamoré atende às unidades prisionais.

Segundo a responsável pelo Núcleo de Educação de Jovens e Adultos, Ângela Aguiar, a cada seis meses o aluno conclui uma série, predominantemente no período noturno. “No exame de conclusão, ele elimina componentes ou etapas, fechando os períodos dos ensinos fundamental e médio”, explicou.

Funcionam no estado 30 Centros de Educação de Jovens e Adultos (Ceejas), incluindo o mais antigo deles, Ceeja Padre Moretti, na capital.

A EJA está presente em 52 municípios. Segundo Ângela Aguiar, no município de Porto Velho o programa funciona em 36 escolas.

Ao mesmo tempo, o programa oferece o curso modular presencial, organizado com flexibilidade regular, de tempo e de espaço, composto pelas quatro etapas: alfabetização, básica, complementar e final. Elas subdividem-se em quatro áreas de conhecimento cada: linguagens (língua portuguesa, inglês, artes e educação física), matemática, ciências da natureza e ciências humanas (história e geografia).

Portaria 1.692/2017 da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) credencia os Ceejas para a oferta de exames de conclusão de etapas até setembro deste ano.

►Exame de conclusão para fins de término do Ensino Fundamental e Médio

► Exames de circulação de estudos para estudantes retidos em etapa de conclusão do Ensino Fundamental e do Ensino Médio

ONDE SÃO FEITOS OS EXAMES

Os Centros de Educação de Jovens e Adultos autorizados para exames de conclusão de etapas na modalidade funcionam nos seguintes municípios:

Alvorada do Oeste
Ariquemes
Cabixi
Cacoal
Cerejeiras
Colorado do Oeste
Costa Marques
Espigão do Oeste
Jaru
Machadinho d’Oeste
Mirante da Serra
Nova Brasilândia
Ouro Preto do Oeste
Pimenta Bueno
Porto Velho
Rolim de Moura
Santa Luzia do Oeste
São Francisco do Guaporé
Seringueiras
Urupá
Vilhena

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook