Safra de soja em Rondônia aproxima-se dos 80% de área colhida com expectativa positiva para 2025
A colheita da soja em Rondônia aproxima-se de 80%. A produção acompanha o crescimento nacional e reforça a competitividade do agronegócio rondoniense
Rondônia aproxima-se dos 80% de área de soja colhida, e deve concluir até meados de abril
A colheita da safra 2025 de soja em Rondônia segue em ritmo acelerado, com quase 80% da área plantada colhida, e deve concluir até meados de abril, consolidando a importância do estado na produção nacional do grão. Com uma área plantada estimada em 687.157,91 mil hectares, Rondônia se destaca no cenário agrícola brasileiro, contribuindo para a expectativa de crescimento da produção nacional que deve atingir 167,94 milhões de toneladas, um aumento de 13,7% em relação à safra anterior.
Mesmo diante dos desafios climáticos provocados pelo fenômeno El Niño, o setor manteve sua expansão. A Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril (Idaron) registrou um aumento expressivo no número de propriedades rurais dedicadas à soja no estado, com mais de 3.700 mil áreas cultivadas na safra 2023/2024 para mais de 4.600 mil áreas cultivadas na safra 2024/2025.
COLHEITA
O aumento da área plantada em 2024 foi de mais de 43 mil hectares, que corresponde à aproximadamente 6,78%
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o crescimento reflete o fortalecimento da cadeia produtiva e os investimentos em tecnologia e infraestrutura no campo. “A soja é um dos pilares do agronegócio rondoniense, impulsionando empregos, investimentos e inovação no campo. Nosso compromisso é continuar apoiando os produtores, garantindo condições favoráveis para que Rondônia siga crescendo e contribuindo para a balança comercial do Brasil”, ressaltou.
De acordo com o diretor-executivo da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Rondônia (Aprosoja-RO), Victor Paiva, apesar do período chuvoso em algumas regiões, os produtores de soja do estado devem concluir a colheita antes do fim de abril. “Os dados ainda não estão fechados, são uma estimativa, depende do encerramento das vistorias feitas pela Idaron. Até agora, o aumento foi de 43.637,91 mil hectares e o percentual de aumento de aproximadamente 6,78%, podendo aumentar”, explicou.
MANEJO
Com a cultura em fase final de maturação, o presidente da Idaron, Júlio Cesar Peres, alerta que os produtores devem redobrar os cuidados para evitar perdas causadas por doenças de final de ciclo e insetos sugadores. “O manejo adequado nesta etapa é essencial para garantir a qualidade dos grãos e preservar a produtividade. Além disso, a Idaron reforça que o plantio de soja comercial (grãos) fora do período permitido está proibido, seguindo as diretrizes do Ministério da Agricultura e Pecuária para evitar a disseminação da ferrugem asiática. Estão autorizadas apenas as modalidades de plantio para exposição em eventos, sementes salvas e experimentos científicos perante prévia permissão da Idaron”, destacou.
O desempenho da safra em Rondônia impulsiona a importância estratégica do estado no agronegócio nacional, contribuindo para o Brasil manter sua posição de maior exportador global de soja. Com ganhos em produtividade e ampliação das áreas cultivadas, a cultura segue como um dos grandes motores da economia rondoniense.
Defesa da honra: entenda o argumento invalidado pelo STF por naturalizar a violência contra a mulher
Tese da legítima defesa da honra era usada para amenizar pena de autores de feminicídio
Rondônia registra queda de 78,8% nos casos de dengue nos 2 primeiros meses de 2025
Segundo painel de monitoramento do Ministério da Saúde, foram contabilizados 486 casos prováveis nas primeiras semanas de 2025 contra 2.294 no mesmo período do ano passado
Por Que Escolher Estruturas Pré-Fabricadas de Concreto para Sua Obra?
Mas o que realmente diferencia os pré-fabricados das demais opções do mercado? Vamos explorar aspectos menos discutidos dessa tecnologia.




Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook