SAÚDE OCULAR: parceiros realizam exames para diagnosticar tracoma

Secretaria programa ação preventiva junto a estudantes de 17 escolas este ano.

Texto e fotos: Comdecom
Publicada em 08 de junho de 2017 às 11:18
SAÚDE OCULAR: parceiros realizam exames para diagnosticar tracoma

A Semusa – Secretaria de Saúde de Porto Velho – realiza na escola Santa Marcelina, no bairro Pedacinho de Chão, zona norte da cidade, exame para diagnosticar a tracoma, doença causada pela bactéria ‘chlamydia trachomatis’ que pode levar à cegueira. A ação teve início na terça-feira e termina nesta quinta (8), dentro de uma feira científica e tecnológica destinada a estudantes.

O exame é uma ação conjunta da Semusa com a Sesau (Secretaria Estadual de Saúde) em atendimento a normas do Ministério da Saúde. O tracoma resulta em trauma ao globo ocular causado por pelos que crescem lesionando a parte interna da pálpebra, e exige um tratamento de longo prazo e medicação administrada em dose única.

Embora em parceria com o estado, a campanha de diagnóstico e tratamento do tracoma é atribuição da Semusa, especialmente nos casos em que as ações são direcionadas à rede pública escolar. Segundo Valdir Alves do Nascimento, gerente de Epidemiologia da secretaria, a ação já ocorreu em três escolas, contando com a Irmã Marcelina – as outras duas são a Maria Isaura e a Padre Chiquinho. “Este ano, devemos chegar a 17 grupos escolares, atendendo a mais de 200 crianças de cinco a 14 anos”, através do programa Saúde na Escola.

Alves diz que a proposta é levar a campanha ao maior número possível do público-alvo estimado nas 17 escolas, “segundo orientação do secretário Alexandre Porto, sob determinação do prefeito dr Hildon Chaves. Estamos nos empenhando na prevenção e em detectar a bactéria, pois, no caso positivo, os pacientes são encaminhadas para tratamento no Centro de Especialidades Médicas”.

Responsável pelo programa no estado, Madalena Vargas afirma que o tracoma pode ser evitado com todos se precavendo através de cuidados básicos, a exemplo de uso individualizado de toalhas para secar rosto e mãos, lavar várias vezes o rosto evitar-se o compartilhamento de produtos de maquiagem, além de exames frequentes a oculistas.

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook