Saúde para o jardineiro das rosas memoriais!

Como um cronista batendo papo, ele vai contando o que viu e ouviu, narrando situações às vezes sérias, às vezes patéticas e engraçadas, desenhando um mapa memorial para quem o ouve, tudo com muito bom humor e estilo!

Antônio Serpa Amaral
Publicada em 12 de março de 2021 às 14:13
Saúde para o jardineiro das rosas memoriais!

Grande Anisinho! Boa Sorte, Saúde, Volta por Cima e presença do nosso Memorialista ao seu ambiente familiar e profissional! Taí ele na foto com Zola Xavier no lançamento do filme Caçambada Cutuba, em setembro de 2019.

Anísio disse textualmente que sua vida de cronista, e por conseguinte memorialista, foi inspirada nos meus escritos para o jornal Gente de Opinião. Inicialmente, ele escreveu uma matéria sobre a Maria Eunice, e eu aprofundei um pouco mais, depois, com a peça Cabaré Também é Cultura. Aí ele não parou mais! Já era um bom contador de causos em mesa de bar e em roda de amigos! Talvez vendo que eu e Zola Xavier nos mexíamos no intuito de registrar e levantar questionamentos em torno de alguns fatos históricos, como a Caçambada Cutuba, Anísio passa a apoiar integralmente a equipe de produção do filme a Caçambada, a História que Rondônia Não Escreveu, servindo inclusive de motorista e guia cultural para os integrantes da produção do filme na viagem à cidade de Guajará-Mirim, pilotando o meu carro, que foi disponibilizado para tanto. Foram em busca de pistas supostamente deixadas por Tche Guevara em sua passagem por Rondônia!

Sempre muito articulado e bem quisto, Anisinho acumulou muito conhecimento empírico sobre os fatos históricos! Inspirado talvez por seu pai, Anísio Gorayeb, primeiro presidente da Câmara Municipal de Porto Velho! Economista de formação, foi aluno do Colégio Dom Bosco e trabalhou como servidor na Secretaria de Administração do Estado. Contando uma estória aqui e outra acolá, Anísio foi crescendo nesse ofício, passou a dar aula, criou uma metodologia de exposição dos fatos pretéritos de Porto Velho e Rondônia em geral, se especializou nessa temática, e por isso é hoje o Grande Memorialista de Porto Velho! Às vezes é confundido com um historiador, mas seu negócio mesmo é a Memória, fenômeno que mereceu dos Gregos o nome de uma Deusa, Mnemósine; os fatos da vida, os locais interessantes, os costumes, os acontecimentos instigantes ou prosaicos da vida em sociedade, do antigo Território Federal de Rondônia, a narrativa empírica, solta, bem contada, bem temperada, quase fotográfica. Essa é a praia dele: contar uma boa estória da Memória Social, Política, e Cultural! Alguns podem torcer o nariz, mas não deixa de ser uma rica atividade cultural! Com isso ele presta, dentre outras, uma indubitável contribuição ao desenvolvimento da cultura regional, cultivando a interpretação e a valorização dos fatos memorialísticos envolvendo nosso processo histórico. Como um cronista batendo papo, ele vai contando o que viu e ouviu, narrando situações às vezes sérias, às vezes patéticas e engraçadas, desenhando um mapa memorial para quem o ouve, tudo com muito bom humor e estilo! Além disso, Anísio Gorayeb é um comunicador de rádio e televisão, onde tem contemplado, com suas entrevistas e bate-papos, os diversos setores que compõem o cenário social e cultural de Porto Velho e do Estado. Também é integrante da Academia Rondoniense de Letras e da Associação Cultural Rio Madeira! Portanto, Anísio Gorayeb, por essas e outras características e qualidades, merece nosso respeito, nosso reconhecimento e nossa solidariedade neste momento! Um Grande Abraço para o Mano Velho!

Estamos antenados na sua Recuperação! Desejando Muita Saúde! Força! Coragem e Perseverança! Temos muito trabalho pela frente na Academia de Letras e na Associação Cultural Rio Madeira! E a participação do amigo Anisinho Gorayeb será fundamental!

SAÚDE PARA O JARDINEIRO DAS ROSAS MEMORIAIS!
 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook