Se recuperando em casa da Covid-19, prefeito explica atendimento a sintomáticos na rede municipal e faz apelo à população

Primeira-dama contraiu o vírus, mas não teve sintomas; filhos e sogra testaram negativo

Fonte: Folha do Sul
Publicada em 25 de junho de 2020 às 17:56
Se recuperando em casa da Covid-19, prefeito explica atendimento a sintomáticos na rede municipal e faz apelo à população

O FOLHA DO SUL ON LINE entrevistou, por telefone, na manhã desta quinta-feira, 25, o prefeito de Vilhena, Eduardo Japonês (PV). Após dois dias internado e isolado no Hospital Regional, em virtude de ter sido infectado pelo Coronavírus, ele está em casa desde ontem.
 
Japonês disse que a esposa, que também foi diagnosticada com a Covid-19, não apresentou sintomas da doença. Os quatro filhos do casal, além da sogra do prefeito, de 65 anos, que mora na mesma casa, testaram negativo.
 
O mandatário disse que está ficando em seu quarto, e alerta para os cuidados com a doença. “Para uns, os sintomas são fracos, outros nem sentem, mas há pessoas que sentem bastante a doença. Não adianta bancar o macho, porque isso pode matar. Então, reforço o pedido para que a população faça o máximo e se proteja”.
 
ONDE BUSCAR AJUDA?
Japonês explicou como devem proceder as pessoas que apresentarem sintomas da Covid-19: “o protocolo do Ministério da Saúde, que nós adotamos, manda que os pacientes procurem os postinhos perto de suas casas. De lá, eles são encaminhados para a ala do Covid no Hospital Regional. Nos casos analisados pelos médicos e considerados graves, o paciente é internado imediatamente”.
 
A reportagem questionou se não é um risco pessoas com sintomas fortes irem aos postos de saúde, onde gestantes e crianças são atendidas, e o prefeito esclareceu: “esse é o protocolo do Ministério da Saúde, e nós adotamos, porque agiliza o atendimento”, disse, antes de aconselhar: “o melhor para quem está com sintomas leves é fazer o tratamento em casa, tomando todos os cuidados”.
 
KIT DE MEDICAMENTOS
Eduardo explicou que, ao buscar atendimento na rede municipal, todos os que apresentam sintomas recebem um kit contendo hidroxicloroquina, ivermectina e azitromicina, mesmo que os exames confirmando a doença não tenham ficado prontos. Ele disse que esses medicamentos, usados para os sintomáticos, ajudam a combater os efeitos do vírus, enfraquecendo-o antes que ele agrave o quadro do paciente.
 
ESTRUTURA
O prefeito voltou a elogiar o investimento feito por sua gestão, a fim de acolher e tratar os infectados pelo Coronavírus. Ele disse que houve casos de pacientes que decidiram, por conta própria, buscar tratamento fora do Estado, mas ressalvou: “vai do desejo e da condição financeira de cada um, mas eu, que me tratei lá, posso garantir que temos o suficiente para atender a população”.
 
O prefeito lembrou que o pastor evangélico que foi vítima da doença morreu ao lado dele, mas garante que o religioso recebeu o mesmo tratamento dispensado a todos os pacientes. “Por isso que precisamos nos cuidar. Ninguém sabe quem terá o organismo mais afetado”.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook