Sebrae e Sicoob Credip celebram aprovação da primeira SGC de Rondônia

Sociedade Garantidora de Crédito pode complementar garantias para os pequenos

Imprensa-RO
Publicada em 14 de dezembro de 2021 às 17:05

A Sociedade Garantidora de Crédito (SGC) idealizada pelo Sicoob Credip, a Rondon Garante foi criada no início do ano e acaba de firmar um Convênio de Cooperação Técnica e Financeira com o Sebrae em Rondônia . A iniciativa pode contribuir e muito com o setor produtivo, visto que em muitos casos o pequeno empreendedor, ao propor a tomada de empréstimo, não possui as garantias suficientes para seguir com a operação.

Fornecer garantia de pagamento e boas referências a instituições financeiras é um dos maiores desafios para os empreendedores na busca de recursos. Nesse contexto, as SGCs complementam garantias exigidas aos empreendedores associados nas operações de crédito junto ao sistema financeiro. Por meio de cartas de garantia de crédito, as sociedades oferecem esse aval aos pequenos negócios, garantindo acesso aos recursos e até mesmo reduzindo taxas de juros.

Na visão do diretor superintendente do Sebrae Rondônia, Daniel Pereira, a criação da Rondon Garante representa um incentivo à criação de outras SGCs na Amazônia e, consequentemente, uma forma de apoiar e incentivar pequenos negócios locais a crescerem e se tornarem mais competitivos no mercado. “A parceria entre o Sebrae, a Sociedade Garantidora de Crédito e as cooperativas só vai fortalecer e criar oportunidades para todos”, acrescenta.

De acordo com Oberdan Ermita, presidente do Conselho de Administração do Siccob Credip e representante da Rondon Garante, apesar de existir recursos nas instituições financeiras, o crédito não chega às micro e pequenas empresas. Com o apoio das SGCs, esse perfil de empreendedor poderá acessar recursos e negociar melhores condições com os bancos. “A mudança de posição reativa para ativa mexe estruturalmente não só com a oferta do crédito, como nas taxas de juros, que é outro ponto crítico para o empresariado brasileiro”, afirma o presidente.

O Convênio de Cooperação Técnica e Financeira entre o Sebrae e a entidade Rondon Garante e o Sebrae, dispõe, entre outros objetivos, o aporte de recursos para garantir a complementação do fundo de risco local (FRL), para amparar as cartas de garantias de créditos para pequenos negócios formalizados, junto a empréstimos e financiamentos a serem concedidos por instituições financeiras.

“Na prática, a SGC vai preencher uma lacuna que muitas vezes falta em toda a jornada do acesso ao crédito, que são as garantias que as instit6uiçoes de fomento necessitam para destravar as operações que esbarram nisso. O advento da Rondon Garante é um marco e o Sebrae faz parte dessa engrenagem não apenas garantindo parte dos recursos via Sebrae Nacional, mas na jornada de orientação do empreendedor que quer tomar o crédito” disse Samuel Almeida, diretor técnico do Sebrae em Rondônia.

Nesta quinta (16), a partir das 16h, no Sebraelab, na sede do Sebrae em Porto Velho, o Sebrae convida a imprensa para conhecer mais a fundo o que é a Sociedade Garantidora de Crédito e como ela funcionará. O evento será transmitido também pelo canal do Sebrae no YouTube (www.sebrae.ro/youtube). 

Saiba mais sobre as ações do Sebrae, acesse o site www.sebrae.ro ou ligue gratuitamente para 0800 570 0800. Você também pode acessar o Sebrae pelo WhatsApp pelo mesmo número. Siga o Sebrae em Rondônia nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube (@sebraero).

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook