Sede da Emeron recebe, de 8 a 29 de julho, exposição 'Sem Chaminé sou Fumaça', do artista plástico Botôto

Mostra é aberta ao público das 7 às 14h, no saguão da Escola, em Porto Velho

Assessoria
Publicada em 07 de julho de 2022 às 20:46
Sede da Emeron recebe, de 8 a 29 de julho, exposição 'Sem Chaminé sou Fumaça', do artista plástico Botôto

A Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron) recepciona, a partir desta sexta-feira (8), a exposição “Sem Chaminé sou Fumaça”, do artista visual radicado em Rondônia Júlio César Oliveira, o Botôto. A mostra estará disponível à visitação do público geral no saguão da Escola até o próximo dia 29 de julho, de segunda a sexta, das 7h às 14h.

bototo2

A exposição traz obras variadas do artista piauiense, com temas ligados à natureza e às artes, de cores fortes e em propostas como natureza-morta e escultura. Como inspiração, o artista conta que vem de um pequeno lugarejo isolado na natureza, tendo vivido às margens do rio Poti, no Piauí. “Facilmente me sentia atraído para a pintura, onde eu podia ver sempre um céu tranquilo, de otimismo, inspiração para a criatividade”, diz.

Botôto nasceu em Teresina, em 1965, e desde criança já apresentava uma propensão ao fazer artístico. Filho de pai também artista, ele lembra que muito cedo foi presenteado com um kit de lápis de colorir e um caderno profissional de desenhos, “que durante muito tempo foram os melhores amigos”.

Ainda criança, mudou-se com a família para o Pará, vivendo às margens do rio Xingu. Por fim, mudou-se em 2008 para Porto Velho e assim chegou a outro rio, o Madeira. “Era verão e as águas estavam esverdeadas”, lembra. “Em processo de meditação interior, travei um diálogo com o rio, quando de repente um grande tufo de água se ergueu sobre minha cabeça – era um boto tucuxi, pelo qual chamava: ‘Boto, tô aqui’; e assim nasceu o nome artístico”.

Botôto também trabalha com performance, poesia e atuação, sendo formado em Desenho Industrial, Técnicas de Artes Plásticas e Educação Artística. Além de Rondônia, já expôs no Distrito Federal, Rio de Janeiro e outros estados.

Assessoria de Comunicação Institucional

com informações da Emeron

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook