Seduc realiza ação alusiva ao “Dia Mundial da Educação” no topo da Serra dos Parecis

A escolha do local faz referência a trajetória da educação no Estado que exige superação de desafios como as aulas remotas em meio a pandemia

Vanessa Moura Fotos: Nick Castro Secom - Governo de Rondônia
Publicada em 29 de abril de 2021 às 16:33
Seduc realiza ação alusiva ao “Dia Mundial da Educação” no topo da Serra dos Parecis

A Educação de Rondônia tem trabalhado com resiliência, coragem, determinação e fazendo proveito da tecnologia

O topo da Serra dos Parecis, em Guajará-Mirim, foi o local escolhido para homenagem alusiva ao “Dia Mundial da Educação” realizada na quarta-feira (28) pela Coordenadoria Regional de Educação (CRE) da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) do Governo de Rondônia.

Com as aulas presenciais suspensas devido à restrição da pandemia, a iniciativa buscou de forma remota, através da gravação de vídeo que será compartilhado com a comunidade escolar, mostrar a importância da educação para a construção de valores essenciais na vida em sociedade.

De acordo com a coordenadora Regional de Educação de Guajará-Mirim, Eunice de Oliveira, a escolha do local faz referência a trajetória da educação no Estado que exige superação de desafios como as aulas remotas em meio a pandemia. Profissionais da educação e estudantes têm se dedicado para avançar na educação por meio das tecnologias.

‘‘A ideia surgiu porque, além da Serra dos Parecis ser um ponto turístico de Guajará-Mirim, é um lugar que devido à altura existe dificuldade para subir, e é assim que a Educação em geral tem trabalhado: com resiliência, coragem, determinação’’, afirma.

A  escolha do local faz referência a trajetória da educação  que exige superação de desafios

O vídeo contou com a participação dos técnicos da CRE e dos estudantes do clube de protagonismo da Escola Simon Bolívar, vice-campeã do Festival Estudantil Rondoniense de Artes – (FERA) em 2019, Vixens Club. Os alunos fizeram uma apresentação de dança.

Houve ainda homenagem a todos os profissionais da educação e a quatro técnicos Rosineia Tomé dos Santos Guimarães, Maria Lucineide Cardoso da Silva, Jannayna Añes Aires e Liene Moraes Assunção Felício juntamente com a coordenadora Regional de Educação de Guajará-Mirim, que conscientizaram sobre o Projeto Busca Ativa Escolar e incentivaram os estudantes a participarem do Festival Estudantil Rondoniense de Artes (Fera) 2021, que este ano será on-line.

O cronograma do festival é dividido em quatro fases, sendo a primeira, classificada como fase escolar, prevista para acontecer entre 3 de maio e 3 de junho, que será a de curadoria dos vídeos que representará cada escola participante. O vídeo foi finalizado com o grito de guerra “Todos pela educação” e “Fora da Escola não pode”!

REGIONAL DE EDUCAÇÃO

Ao todo, há 50 escolas pertencentes a regional da Seduc em Guajará-Mirim, destas 36 são indígenas. Elas estão distribuídas entre as cidades de Guajará-Mirim e Nova Mamoré, e seus distritos que são Iata, Surpresa e Nova Dimensão.

‘‘Os investimento nas escolas foram de quase R$ 1,7 milhão proveniente do Programa de Apoio Financeiro (Proafi Adicional). Entre as melhorias houve a reforma elétrica, construção de refeitório, banheiro, de cinco sala de aula na Escola Professora Maria Laurinda Groff, implantação do projeto de pânico e incêndio em duas escolas, uma na Simão Bolívar e outra na Paul Harris, e das 14, quase todas alcançaram a meta do Ideb’’, afirma.

O Governo de Rondônia por meio da Seduc está comprometido em melhorar as escolas para o retorno dos estudantes, quando a mesma for segura.

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook