Segurança é reforçada pelo governo de RO no Carnaval com tecnologia de reconhecimento facial
O objetivo da ação é identificar, em tempo real, foragidos, pessoas com pendências judiciais e evadidos durante o Carnaval
A ação visa prevenir crimes e identificar pessoas que possam representar um risco à ordem pública
Em continuidade às ações de segurança e prevenção durante o Carnaval, o governo de Rondônia dá início, nesta sexta-feira (28), à implementação da tecnologia de reconhecimento facial. A Polícia Penal disponibilizou uma “blacklist” contendo dados de indivíduos procurados pela justiça, com o objetivo de identificar foragidos, pessoas com pendências judiciais e evadidos, durante os eventos.
As ações são realizadas em parceria entre a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) e a Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), com a execução da Gerência de Informações Penais (Gipen) e da Gerência de Tecnologia da Informação (Geinfo). Juntas, as equipes utilizam um sistema de monitoramento em tempo real, com tecnologia de ponta, para identificar possíveis ameaças e garantir um ambiente seguro para todos os cidadãos.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou a importância de investir em tecnologias inovadoras para a segurança pública. “A proteção dos cidadãos é fundamental, e a implementação do reconhecimento facial é uma das várias ações que o governo está tomando para garantir um Carnaval seguro para todos.”
MONITORAMENTO E SEGURANÇA
O sistema vai monitorar as movimentações no circuito dos blocos de Carnaval
As ações seguem um planejamento estratégico específico para o período carnavalesco. A base de dados, que inclui informações pessoais, fotos, mandados de prisão em aberto e outros dados pertinentes, é alimentada pelo sistema prisional, e serve como referência para as forças de segurança pública. O sistema de reconhecimento facial, aliado às câmeras de vigilância instaladas ao longo de todo o circuito dos blocos carnavalescos, permitirá às autoridades detectar possíveis riscos à segurança pública em tempo real.
A tecnologia de reconhecimento facial foi implementada no ano passado e soma-se a outras iniciativas de monitoramento e segurança já em prática, criando uma abordagem integrada para o enfrentamento da criminalidade e proteção dos cidadãos.
O secretário da Sejus, Marcus Rito, enfatizou a função da secretaria nas ações de segurança. “A identificação, em tempo real, de possíveis infratores e foragidos fortalece nossa capacidade de prevenção e resposta rápida. Estamos utilizando ferramentas modernas para proteger a sociedade e garantir segurança durante as celebrações.”
Ministério Público realiza campanha de vacinação para servidores
A ação teve como objetivo proteger a saúde dos servidores contra doenças e atualizar a caderneta de vacinação
Itaú Cultural recebe, em SP, espetáculos cênicos de RONDÔNIA e do Rio Grande do Sul
O Conexões Norte Sul surge da necessidade de falarmos sobre circulação de espetáculos produzidos em um país tão grande como o Brasil
Prazo para pagamento do IPTU e TRSD com desconto encerra em 5 de março
Prefeitura reforça o chamado para que os cidadãos regularizem seus tributos e aproveitem os benefícios oferecidos




Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook