Semana de Enfrentamento à Alienação Parental promove ações nos distritos e no shopping da Capital

A alienação parental consiste na doutrinação, geralmente, de um genitor imposta a uma criança ou adolescente, com o objetivo de enfraquecer seus vínculos com o pai ou a mãe.

Assessoria de Comunicação Institucional
Publicada em 29 de abril de 2019 às 14:19
Semana de Enfrentamento à Alienação Parental promove ações nos distritos e no shopping da Capital

O Serviço de Apoio Psicossocial às Varas de Família de Porto Velho (SAPVF) realizou, como parte da programação da IV Semana de Enfrentamento à Alienação Parental, diversas atividades em Porto Velho e no interior do Estado, como forma a esclarecer os profissionais e a população sobre esta prática.

A alienação parental consiste na doutrinação, geralmente, de um genitor imposta a uma criança ou adolescente, com o objetivo de enfraquecer seus vínculos com o pai ou a mãe. Embora a prática seja mais comum após separações, ela pode ocorrer ainda dentro de uma relação e ser praticada não somente pelos próprios pais, como também por avós e outros familiares, que por meio de difamação, críticas ou dificultando o contato, impedem a convivência do filho com seu genitor. Desde 2010, com a aprovação da Lei 12.318/10,a Alienação é tipificada como crime.

A Semana de Enfrentamento à Alienação Parental é uma ação de responsabilidade social do Poder Judiciário de Rondônia em alusão ao dia 25 de abril, escolhido para marcar o Combate à Alienação Parental em todo o mundo. Por meio de palestras, minicursos e mobilizações, os profissionais no SAPVF levam esclarecimento à população e também a outros profissionais que possam ter contato com casos de alienação.

Iniciando a semana, as atividades foram voltadas ao aprimoramento de servidores do judiciário, outros órgãos públicos e também acadêmicos, com a realização, na segunda-feira, 22, de palestra e minicursos a respeito da alienação parental, guarda compartilhada e mediação familiar. Já na quarta-feira (24), também em Porto Velho, a equipe realizou pit stops nas Zonas Sul e Leste na cidade, entregando folders para motoristas e pedestres. 

Na quinta-feira (25), os distritos de Extrema, Nova Califórnia, Jaci-Paraná e o município de Itapuã do Oeste receberam a equipe do SAPVF, que ministrou palestras em escolas públicas dessas localidades. Direcionado aos pais, os psicólogos e assistentes sociais do TJRO explicaram o que é a alienação parental e as medidas que podem ser tomadas para proteger crianças e adolescentes que estejam passando por esta situação.

Encerrando as atividades da Semana de Enfrentamento, entre os dias 24 e 26 de abril, a equipe do SAPVF promove mobilização em um shopping de Porto Velho. Fredson Batista, um dos organizadores do evento, explica que o judiciário tem responsabilidade sobre a proteção de crianças e adolescentes e que a intenção de todas as ações propostas durante a semana foi “levar à população de Porto Velho, de forma mais próxima e direta, formas de prevenção, identificação, e combate ao fenômeno da Alienação Parental, pois esta prática fere o direito fundamental de convivência familiar saudável, interferindo na formação psicológica dos filhos".

 

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook