Semana do Meio Ambiente é lançada pelo governo de RO em seis cidades da Região Central
A ação visa promover a reflexão sobre a importância da preservação ambiental, levando informação, conscientização e orientação para crianças, adolescentes e toda a comunidade escolar
A ação visa promover a reflexão sobre a importância da preservação ambiental
Com o início da Semana do Meio Ambiente, o governo de Rondônia está realizando uma série de atividades, com uma programação especial de palestras educativas em escolas dos municípios de Ji-Paraná, Theobroma, Governador Jorge Teixeira, Jaru, Urupá e Nova União, de 2 a 6 de junho. A ação é desenvolvida pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), por meio do Escritório Regional de Gestão Ambiental (Erga) de Ji-Paraná, e visa promover a reflexão sobre a importância da preservação ambiental, levando informação, conscientização e orientação para crianças, adolescentes e toda a comunidade escolar.
A iniciativa objetiva ainda, fortalecer a conexão dos estudantes com o meio ambiente local, destacando como as atitudes do dia a dia, como evitar queimadas, economizar água e descartar corretamente os resíduos, impactam diretamente na qualidade de vida das comunidades. Além disso, busca despertar nos alunos o senso de responsabilidade ambiental, mostrando que pequenas ações podem gerar grandes transformações.
Entre os temas abordados estão:
- Os impactos das queimadas urbanas e rurais;
- A crise hídrica; e
- A necessidade urgente de adotar práticas sustentáveis no cotidiano.
Entre os temas abordados estão os impactos das queimadas urbanas e rurais e a crise hídrica
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a Semana do Meio Ambiente é um momento estratégico para sensibilizar a sociedade sobre as responsabilidades individuais e coletivas em relação à conservação dos recursos naturais. “As atividades nas escolas são fundamentais, pois formam uma nova geração de cidadãos conscientes, que entendem que proteger o meio ambiente é garantir qualidade de vida para hoje e para o futuro”, enfatizou.
De acordo com o gerente do Erga, Hermerson Alvarenga, a ação faz parte do calendário anual da Sedam e busca fortalecer a educação ambiental como ferramenta de transformação social. “Estamos percorrendo os municípios levando informação e conhecimento, com uma linguagem acessível, para que alunos e professores entendam os desafios ambientais que enfrentamos e, mais do que isso, se tornem agentes multiplicadores desse cuidado com o meio ambiente”, destacou.
Conforme o secretário da Sedam, Marco Antonio Lagos, a programação segue durante toda a semana, com a expectativa de alcançar centenas de alunos e professores. “Queremos levar a mensagem de que cada ação conta na construção de um mundo mais sustentável. As palestras estão sendo realizadas em diversas escolas das redes municipais e estaduais, com a participação ativa dos estudantes, que têm a oportunidade de dialogar, tirar dúvidas e refletir sobre os problemas ambientais que afetam diretamente suas comunidades”, frisou.
PF deflagra operação em combate ao crime de ingresso irregular de estrangeiros no território nacional
Os criminosos utilizavam a fronteira entre Brasil e Bolívia como rota de imigração ilegal, nos estados de Rondônia e Acre
Vacinação contra Influenza segue até 31 de julho, no Espaço Saúde, em Porto Velho
Na Região Norte, a campanha segue um calendário diferenciado, alinhado ao chamado inverno amazônico, e se estende até o dia 31 de julho, visando proteger a população contra os vírus da gripe
Semana do Meio Ambiente começa com oficinas de reciclagem na Estrada de Ferro Madeira-Mamoré
Ação mobiliza estudantes com atividades sustentáveis em um dos principais patrimônios históricos da cidade




Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook