Semana do Meio Ambiente: TJRO desenvolve ações de conscientização

Coleta seletiva em Porto Velho tem mapas interativos

Assessoria de Comunicação Institucional
Publicada em 06 de junho de 2020 às 12:27
Semana do Meio Ambiente: TJRO desenvolve ações de conscientização

Para comemorar a semana do Meio Ambiente, o Núcleo de Acessibilidade, Inclusão e Gestão Socioambiental - Nages, do Tribunal de Justiça de Rondônia, criou um projeto com ações solidárias, campanhas educativas e boas práticas. Entre os temas, está a Coleta Seletiva em Porto Velho, que tem como suporte aplicativos com mapas, calendários e pontos de coleta.

As ações do projeto Semana do Meio Ambiente, desenvolvidas desde segunda, dia 01 de junho, durante o período de isolamento social, têm como objetivo ampliar a consciência da sociedade sobre o tema e reafirmar o compromisso do Judiciário rondoniense com a responsabilidade socioambiental.

Recentemente foi instituída, por meio de Resolução, a Política de Sustentabilidade do TJRO, que prevê, em suas diretrizes, a educação socioambiental, a conservação e preservação do meio ambiente como exercício de cidadania, práticas de gestão, consumo sustentável, prevenção de impactos negativos e outras ações a serem desenvolvidas tanto no âmbito do Poder Judiciário quanto em suas comunidades.

A integração do Judiciário e colaboradores cria meios que estendem as atitudes para além do local de trabalho. Campanhas educativas com informações de uso consciente e descarte adequado de materiais e recursos naturais são frequentemente realizadas pelo Nages, buscando sempre a conscientização e mudanças de comportamentos que se revertam em melhorias para a preservação do meio ambiente.

Coleta Seletiva

Em Porto Velho, um trabalho conjunto das secretarias municipais Sempog e Semusb desenvolveu mapas interativos com informações sobre os serviços de coleta disponibilizados no município.

Com três categorias de coletas - resíduos sólidos urbanos, resíduos sólidos do serviço de saúde e coleta seletiva -, os mapas contêm informações especificadas por bairros, setores, frequência, pontos de coleta e turnos e podem ser acessados pelo site da Sempog .

Pontos de coleta seletiva são uma alternativa à coleta tradicional que se realiza nas lixeiras residenciais e podem ser mantidos tanto pelas prefeituras quanto pelo setor privado. São pontos fixos instalados em locais adequados para os descartes.

Aplicativos

Semana post6.2

Outra opção para o exercício da cidadania pela responsabilidade sobre o lixo que se produz é a plataforma Rota de Reciclagem . Basta digitar o endereço da residência para obter informação sobre o local mais próximo onde os recicláveis podem ser levados. As coletas são do tipo PEVs (Pontos de Entrega Voluntária), cooperativas e comércios, que compram material longa vida para  beneficiamento e envio aos recicladores.

Já o aplicativo Cataki conecta geradores de resíduos aos profissionais da reciclagem que sobrevivem com a venda do que coletam. Sem fins lucrativos, integra trabalhadores autônomos que, segundo descrição no aplicativo “são a base de um setor não regulado e não reconhecido”. 

O Cataki já foi reconhecido no Prêmio Brasil Criativo de Artes Visuais (2014); DAL - Dessarolo para America Latina (2014); Premio del Água y Saneamiento para America Latina y Caribe, na categoria de resíduos sólidos (2015); International Awards for Public Art, da Universidade Batista de Hong Kong (2017); Prêmio Santo dias de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de São Paulo (2018); Netexplo 2018 de Inovação Digital da UNESCO (2018); Grand Prix Netexplo 2018 de Inovação Digital na UNESCO (2018) e Prêmio Lixo Zero - Categoria Educação & Conscientização (2018).

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook