Semeia incentiva plantio de mudas nativas

A ação faz parte do Programa Municipal de Arborização, implantado em 2013

Decom Ji-Paraná
Publicada em 19 de fevereiro de 2020 às 11:50
Semeia incentiva plantio de mudas nativas

Com o objetivo de promover a arborização na cidade e recuperação de áreas degradadas, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia), está fomentando as doações de mudas de plantas nativas para o plantio. A ação faz parte do Programa Municipal de Arborização, implantado em 2013.

As mudas podem ser retiradas gratuitamente no Viveiro Municipal, que fica localizado na Rua T15, bairro União II, Segundo Distrito da cidade. Qualquer pessoa pode retirar até cinco mudas diretamente no Viveiro. Se a quantidade for maior é necessário ir até a Secretaria Municipal de Meio Ambiente preencher um requerimento e receber informações sobre o plantio e os cuidados com as mudas, de acordo com o local onde serão plantadas. Com o documento em mãos, a pessoa pode retirar as mudas diretamente no Viveiro.

A Semeia disponibiliza mudas de árvores frutíferas ou para sombra e algumas específicas para ajudar na recuperação de área degradada que colaboram na proteção do meio ambiente e diminui a erosão.

As mudas disponíveis são moringa, jatobá, ingazinho, copaíba, cedro, palmeira, bacupari, teca e paineira, indicadas para recuperação de áreas degradadas. Também estão disponíveis as mudas frutíferas como ingá metro, açaí, jambo, manga, jaca, jabuticaba, pinha, caju, jenipapo. Para arborização urbana o Viveiro oferece mudas de oiti, boliviana, pata de vaca, palmeiras, ipê de jardim e jucá.

Segundo a secretária municipal de Meio Ambiente, Kátia Casula, o objetivo é estimular a população a plantar nos quintais, na frente da casa e na área rural.

“Além disso, queremos continuar realizando plantio de árvores nas áreas urbanas como vias públicas, praças e espaços esportivos, aproveitando o período chuvoso. Estamos plantando mudas às margens de igarapés pela cidade. No Bosque dos Ipês, por exemplo, plantamos 150 mudas recentemente”, ressaltou.

O Viveiro Municipal funciona de segunda a sexta-feira das 7:00 às 11:00 e de 13:00 às 17:00, e no sábado das 7:00 às 11:00.

O telefone para contato é o (69) 3411 4204 ou 99220 3059. A Semeia fica localizada na Estrada Velha, bairro Primavera, ao lado do Parque Ecológico Municipal.

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook