Semtran flexibiliza avanço de sinal na madrugada, mas obedecendo as regras de trânsito

A flexibilização será das 23h às 5h da manhã

Texto: Eranildo Costa Luna Foto: Ana Flávia Venâncio/ Leandro Morais
Publicada em 23 de fevereiro de 2024 às 14:52
Semtran flexibiliza avanço de sinal na madrugada, mas obedecendo as regras de trânsito

Semtran aleta condutores a respeitar os limites de velocidade nos cruzamentos

Em resposta aos questionamentos da população, a Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transporte (Semtran) informa que foi definida a flexibilização do avanço do sinal vermelho aos motoristas na madrugada. A flexibilização será das 23h às 5h da manhã. Mas, é preciso atenção dos condutores e respeitar os limites de velocidade no local, antes de fazer a travessia do cruzamento.

Com a finalidade de reduzir os acidentes de trânsito e de proteger a vida, a Semtran, através de convênio com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO), está em fase final de instalação de câmeras de monitoramento em 15 semáforos de cruzamentos de Porto Velho, atendendo ainda a uma determinação do governo federal, que visa diminuir as infrações e trazer mais segurança aos motoristas e pedestres.Trata-se de um plano nacional de prevenção à acidentes, com metas de monitoramento e todo plano de trabalho sendo realizado em parceria com o Detran-RO, com dados estatísticos compartilhados pela autarquia.

Agentes de trânsito orientarão os condutores em período de adaptação antes do funcionamento das câmerasAgentes de trânsito orientarão os condutores em período de adaptação antes do funcionamento das câmeras

FASE DE IMPLANTAÇÃO

Antes do início do funcionamento do monitoramento nesses cruzamentos, a Semtran vai fazer a sinalização dos cruzamentos e também colocar equipes de educação de trânsito para atuação nesses locais, para orientar os condutores em um período de adaptação antes do funcionamento das câmeras.

"Em razão desse trabalho, a população passou a questionar se as câmeras funcionarão durante a madrugada. Em razão disso, fizemos um estudo e respeitando o que já decidiu o Superior Tribunal de Justiça (STJ), informamos à população da capital que o avanço do sinal vermelho será permitido na madrugada, das 23h às 5 da manhã, mas o condutor precisará observar a velocidade da via, reduzindo para verificar se pode fazer a travessia do cruzamento em segurança. Ou seja, não pode passar em alta velocidade, de qualquer jeito e sem nenhuma precaução, pois o risco de acidentes graves dessa forma é enorme. Recomendamos prudência e atenção", alerta o secretário da Semtran, Anderson Pereira.

Ainda de acordo com o secretário, "vamos flexibilizar, mas não vai poder passar acima da velocidade e precisa olhar pros dois lados antes de avançar o cruzamento. A medida visa, além de proteger o motorista de acidentes, também prevenir ações de criminosos nesse horário, já que carros parados em semáforos na madrugada podem ser alvo de bandidos".

Serão instaladas câmeras em 15 semáforos em cruzamentos onde ocorrem acidentes com frequênciaSerão instaladas câmeras em 15 semáforos em cruzamentos onde ocorrem acidentes com frequência

CRUZAMENTOS COM MONITORAMENTO

Com base no mapeamento das estatísticas, a Semtran identificou 15 cruzamentos como os de maior incidência de acidentes com mortes, feridos, e outras infrações que precisam ser combatidas. O Detran assegurou um investimento de R$ 4 milhões para a instalação do monitoramento.

As câmeras de monitoramento ficarão de olho nos motoristas que avançarem o sinal vermelho, que pararem em cima da faixa de pedestres, que fecharem o cruzamento e não respeitarem o limite de velocidade de 40 quilômetros no local. Quem descumprir as normas de trânsito nesses locais, que receberão sinalização específica, e for flagrado pelas câmeras de monitoramento, será multado.

LOCAIS

Serão instaladas câmeras em 15 semáforos em cruzamentos onde ocorrem acidentes e outras infrações de trânsito com frequência. Os locais foram escolhidos de acordo com dados estatísticos de acidentes monitorados pelo Detran.

1 - Avenida Pinheiro Machado com Avenida Presidente Dutra

2 - Avenida Duque de Caxias com Avenida Marechal Deodoro

3 - Avenida Abunã com Rua Brasília

4 - Avenida Sete de Setembro com Rua Rafael Vaz e Silva

5 - Avenida Governador Jorge Teixeira com Avenida Amazonas

6 - Avenida Governador Jorge Teixeira com Avenida Raimundo Cantuária

7 - Avenida Guaporé com Avenida Amazonas

8 - Avenida Raimundo Cantuária com Rua Buenos Aires

9 - Avenida Prefeito Chiquilito Erse com Avenida Rio de Janeiro

10 - Avenida Prefeito Chiquilito Erse com Avenida José Vieira Caúla

11 -Avenida Prefeito Chiquilito Erse com Avenida Calama

12 - Avenida Prefeito Chiquilito Erse com Avenida Imigrantes

13 - Avenida Amazonas com Avenida Mamoré

14 -Avenida Mamoré com Avenida Rio de Janeiro

15 -Avenida Campos Sales com Avenida Jatuarana

Comentários

  • 1
    image
    Jorge Lino 23/02/2024

    Indústria de arrecadação, não serve nada.

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook