Semusa realiza seminário sobre Longevidade e Qualidade de Vida
O evento celebrou o Dia Internacional da Pessoa Idosa, comemorado em 1º de outubro
A Secretaria Municipal de Saúde realizou na terça-feira (1º), no auditório da Uniron do Porto Velho Shopping, o III Seminário Sobre Longevidade e Qualidade de Vida.
O evento que aconteceu nos turnos da manhã e tarde integra a programação da gestão Hildon Chaves para celebrar o Dia Internacional da Pessoa Idosa, comemorado em 1º de outubro.
Segundo a secretária da Semusa, Eliana Pasini, a programação consta de palestras sobre temas voltados ao envelhecimento com qualidade de vida.
"É uma data de reflexão para garantirmos cada vez mais qualidade de vida para a pessoa idosa", declarou ela, ressaltando que além de palestras, o seminário reservou espaço para momento cultural.
Na solenidade de abertura houve a apresentação da Oficina Movimento do Corpo, do Sesc, sob a orientação da profissional de educação física Rosa Luz.
De acordo com Glaucilene Correia Soares, coordenadora de Saúde da Pessoa Idosa da Semusa, as temáticas da programação foram definidas conforme a Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa, cujo objetivo é assegurar os direitos sociais do idoso, criando condições para promover sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade.
Programação
Os temas das palestras e seus respectivos palestrantes foram:
Políticas Públicas para o Envelhecimento da Pessoa Idosa (Pedro Augusto do Carmo - enfermeiro especialista em Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa e mestre em Gestão do Cuidado em Saúde).
Os benefícios do Grupo de Convivência para a Pessoa Idosa (Fabíola Woida - Psicóloga)
Acolhimento da Pessoa Idosa na Atenção Primária (Pablo Márcio Ribeiro Freitas - médico especialista em Geriatria e docente do curso de medicina da Fimca).
A Importância da Atividade Física para a Pessoa Idosa (Carlos Eduardo Capistrano Cândido - profissional de educação física e residente em Saúde da Família).
Nutrição e Envelhecimento Saudáveis (Fabrício Brito dos Santos - nutricionista e residente em Saúde da Família).
Como as Práticas Integrativas Podem Contribuir para o Envelhecimento Saudável. (Sílvia Cavalcante - enfermeira especialista em Saúde Pública e terapeuta aiurvédica)
Saúde Bucal da Pessoa Idosa (Maria Fernanda Borro Bijela - odontóloga e coordenadora do Curso de Odontologia da Uniron).
Caso Marielle: polícia cumpre cinco mandados de prisão
Eles são acusados de obstrução de Justiça, porte de arma e associação criminosa
Tempo nublado na região Norte, nesta quinta-feira
A temperatura mínima na região fica na casa dos 19°C e a máxima 40°C
Em audiência pública, PFDC destaca o direito à liberdade religiosa no âmbito do trabalho
Diálogo teve como objetivo debater o PL nº 3.346/2019. Para procuradora federal dos Direitos do Cidadão, projeto reforça mecanismos legais para coibir discriminação ou privação de direitos por motivo de crença religiosa
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook