Servidores participam de qualificação sobre transmissão vertical de ISTs

Capacitação é promovida pela Agevisa, no Centro Universitário São Lucas

Decom Ji-Paraná
Publicada em 15 de junho de 2022 às 13:12
Servidores participam de qualificação sobre transmissão vertical de ISTs

Cerca de 50 servidores da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) estão passando por uma qualificação, ofertada pela Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), sobre atenção e prevenção da transmissão vertical de HIV, sífilis e das hepatites B e C. A capacitação foi iniciada na segunda (13) e se encerra hoje, quarta-feira (15), no Centro Universitário São Lucas Ji-Paraná.

Participaram da ação técnicos do Departamento de Atenção Básica (DAB), Estratégia de Saúde da Família (ESF), Departamento de Média e Alta Complexidade (DMAC) e da Divisão de Vigilância Epidemiológica, e também médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem do Hospital Municipal Dr. Claudionor Couto Roriz, Unidade de Pronto Atendimento Anna Beatriz Oliveira da Silva (UPA do 2º Distrito) e das Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

O curso visa qualificar os profissionais de Saúde para realizar a detecção precoce das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), por meio dos testes rápidos, evitando assim a transmissão vertical, quando a mãe passa o vírus para o filho na gestação, no momento do parto ou durante a amamentação.

“A intenção é de que ocorra a detecção e, consequentemente, a intervenção o mais precoce possível, garantindo que o bebê nasça livre desses microrganismos. Assim, nossa equipe fica ainda mais qualificada para prestar um atendimento especializado nesses casos”, explicou Marlene Alencar, diretora da ESF.

A capacitação promovida pela Agevisa é voltada para todos os municípios que integram a 1ª Gerência Regional de Saúde (1ª GRS), que engloba profissionais de Saúde de 17 cidades da região central de Rondônia e Vale do Guaporé.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook