Sesau enfatiza medidas de prevenção a queimaduras no mês Junho Laranja

O mês de junho é intitulado "laranja" com objetivo de conscientizar a população para a prevenção de acidentes que causem queimaduras

Daiane Brito Fotos: Ítalo Ricardo Secom - Governo de Rondônia
Publicada em 22 de junho de 2022 às 16:10
Sesau enfatiza medidas de prevenção a queimaduras no mês Junho Laranja

Equipe de cirurgiões plásticos que realiza o atendimento aos queimados

O sol, brincadeiras com fogueiras durante as festas juninas, acidentes domésticos, de trabalho, com eletricidade e a manipulação de produtos químicos podem ocasionar queimaduras. Com o objetivo de enfatizar as medidas de prevenção a queimaduras, o Governo do Estado de Rondônia por meio da Secretaria do Estado da Saúde – Sesau, notabiliza o “Junho Laranja”, mês de campanha de prevenção à queimaduras.

A campanha nacional é influenciada pela Sociedade Brasileira de Queimaduras – SBQ do Ministério da Saúde, que alerta para a diminuição dos acidentes com fontes de calor ou frio, corrente elétrica, radiação, produtos químicos e outros.

O atendimento deve ser realizado no ambiente hospitalar, e ações como utilizar creme dental ou café não devem ser feitas, enfatiza o médico cirurgião plástico Miguel Lédo, “ Em caso de queimaduras, procure a unidade de saúde, aqui avaliamos o paciente de acordo com o quadro clínico, e se há necessidade de internação e intervenção cirúrgica”, explicou.

As queimaduras podem ser classificadas como de 1° grau, as que atingem camadas superficiais da pele; as de 2° grau que atingem de forma mais profunda, acometendo toda a derme; e as de 3° grau, que comprometem todos os níveis da pele e podem chegar aos ossos, e em casos extremamente graves, levam à morte.

Os primeiros atendimentos, em todos os casos de queimaduras, são realizados pelos cirurgiões gerais e plásticos do Hospital e Pronto Socorro João Paulo II, caso o paciente necessite de internação, é transferido para o Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, ambos em Porto Velho.

O médico Rodrigo Bastos, diretor-geral do Hospital de Base explica que os procedimentos são realizados pela equipe especializada em cirurgia plástica da unidade de saúde. “Eu considero oportuna a sensibilização da população, sobretudo nesse período com maior incidência de queimadas ilegais que podem ocasionar acidentes”, frisou.

Todos os atendimentos e procedimentos a pacientes acometidos com queimaduras, são realizados em Rondônia, sem necessidade de transferência de queimados, tanto em casos moderados, resolvidos com curativos biológicos, como nos complexos, que exigem transplante.

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook