Setembro amarelo: momento de conscientização

Em muitas situações, uma escuta, um acolhimento, uma palavra de esperança podem aliviar a dor daqueles que pensam que por meio da morte darão fim ao sofrimento

Analice Oliveira Fragoso
Publicada em 13 de setembro de 2021 às 09:45
Setembro amarelo: momento de conscientização

O movimento de conscientização contra o suicídio surgiu no Estados Unidos em 1994, quando um jovem de 17 anos tirou a própria vida. Por ser conhecido como "o jovem do Mustang amarelo", no dia do funeral, seus amigos montaram uma cesta com cartões e fitas amarelas com a mensagem "se precisar, peça ajuda".

Em razão dessa iniciativa, a Organização Mundial da Saúde (OMS) instituiu, em 2003, o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, mas que só teve início no Brasil em 2015. Mas, por que uma campanha contra o suicídio é necessária? O que leva as pessoas a tirarem a própria vida?

Vemos frequentemente nas mídias que o índice de suicídio entre adultos, jovens, adolescentes e crianças vêm crescendo a cada dia. O Anuário Brasileiro de Segurança Pública registrou mais de doze mil casos em 2021, um aumento assustador quando comparado com pouco mais de seis mil casos registrado em 2012.

Vivemos tempos difíceis. A sociedade em geral, especialmente nossas crianças, jovens e adolescentes estão sendo sufocados com tanta informação e cobrança de padrões impostos pelas mídias sociais. O aumento do uso da tecnologia e o afastamento do convívio social por consequência da pandemia de covid-19, têm gerado angústia e muitas vezes um sofrimento silencioso.

Essas são algumas das muitas razões que podem gerar um sofrimento psíquico, que se não percebido e tratado a tempo pode gerar um prejuízo irreparável. Muitos estudos mostram que a pessoa com intenções suicidas não querem necessariamente morrer, mas sim aliviar o sofrimento.

Nós educadores convivemos com crianças, jovens e adolescentes todos os dias. Será que percebemos os sinais daqueles que muitas vezes alimentam o desespero silenciosamente?

Em muitas situações, uma escuta, um acolhimento, uma palavra de esperança podem aliviar a dor daqueles que pensam que por meio da morte darão fim ao sofrimento.

Preocupados com isso, o Colégio Presbiteriano Mackenzie Tamboré tem desenvolvido algumas ações para prevenir ou intervir em possíveis sinais de adoecimento psíquico de nossas

crianças e adolescentes.

O primeiro deles é o Projeto chamado "Castelo das Emoções", que tem como objetivo ajudar nossos alunos na construção de uma gestão adequada das emoções, mesmo diante de situações desfavoráveis ou difíceis, por meio de atividades extracurriculares. Este projeto foi idealizado a partir da constatação das consequências que o longo tempo de isolamento social provocou em nossos alunos, especialmente decorrente da reorganização da dinâmica escolar e familiar e sua readaptação desta nova forma de viver.

O segundo é o projeto chamado "Orientação de Estudos", oferecido por meio de atividades extracurriculares. A iniciativa surgiu da necessidade de auxiliar os alunos na reorganização da dinâmica escolar, levando em consideração a transição para o novo ensino médio. Este tem sido um momento oportuno para ouvir os anseios dos alunos em relação as suas expectativas de futuro e da construção da autonomia, auxiliando-os assim na organização de uma rotina de estudos saudável.

Além da condução dos projetos, as orientadoras educacionais de cada segmento trabalham intensamente no acolhimento dos alunos e das famílias, dando suporte de acordo com a necessidade pessoal de cada um.

Devemos ser instrumentos nas mãos do Senhor, levando amor e sendo exemplos do quão maravilhoso é servir Àquele que nos presenteou com a vida.

Analice Oliveira Fragoso é Orientadora Educacional dos 1º anos do Ensino Médio do Colégio Presbiteriano Mackenzie Tamboré

Sobre os Colégios Presbiterianos Mackenzie

Os Colégios Presbiterianos Mackenzie são reconhecidos, hoje, pela qualidade no ensino e educação que oferecem aos seus alunos, enraizada na antiga Escola Americana, fundada em 1870, por George e Mary Chamberlain, em São Paulo. A instituição dispõe de unidades em São Paulo, Tamboré (em Barueri-SP), Brasília (DF) e Palmas (TO). Com todos os segmentos da Educação Básica - Educação Infantil (Maternal, Jardim I e II), Ensino Fundamental e Ensino Médio, procura o desenvolvimento das habilidades integrais do aluno e a formação de valores e da consciência crítica, despertando o compromisso com a sociedade e formando um indivíduo capaz de servir ao próximo e à comunidade. No percurso da história, o Mackenzie se tornou reconhecido pela tradição, pioneirismo e inovação na educação, o que permitiu alcançar o posto de uma das renomadas instituições de ensino que mais contribuem para o desenvolvimento científico e acadêmico do País.

Em 2021, serão comemorados os 150 anos da instituição no Brasil. Ao longo deste período, a instituição manteve-se fiel aos valores confessionais vinculados à sua origem na Igreja Presbiteriana do Brasil.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook