SINDSÁUDE realiza inspeção no Cemetron por solicitação do MPT e constata estado de abandono

As condições encontradas pelos dirigentes do SINDSAÚDE são de verdadeiras cenas de filme de terror, que foram documentadas por fotos que farão parte de um relatório detalhado que será entregue ao MPT

Sindsaúde e CUT
Publicada em 09 de maio de 2020 às 09:22
SINDSÁUDE realiza inspeção no Cemetron por solicitação do MPT e constata estado de abandono

O Cemetron, hospital de referência em Rondônia no tratamento da Covid-19, doença causada pelo coronavírus, está com precárias instalações físicas, com aspecto de lugar abandonado. São infiltrações, estruturas enferrujadas, forros com buracos, paredes com umidades e pintura/reboco caindo, rachaduras em várias salas, animais domésticos em vários ambientes e até próximos à porta da UTI, sala de EPIs mal cuidada e com buraco na parede, macas enferrujadas, leitos próximos à paredes totalmente danificadas pela umidade, portas danificadas, animais domésticos na sala com roupas de camas e até caramujo africano foi encontrado dentro da unidade.

A inspeção foi realizada pelo Sindicato dos Trabalhadores na Saúde (SINDSAÚDE), atendendo solicitação do Ministério Público do Trabalho (MPT), nesta quinta-feira (7), das 11h40 às 14h30, pela presidente da entidade Célia Campos e o diretor jurídico Maicom Martins. Além do estado de abandono do local, cheio de animais domésticos e até caramujos africanos, foi constada ainda que as centrais de refrigeração no isolamento, que é a segunda UTI do Cemetron, está funcionando apenas parcialmente. Os banheiros das enfermarias não tem espaço suficiente para entrar com cadeira de rodas; os EPIs, as máscaras N95 e os tubos endotraquel n° 7, 7.5, 8 e 8.5 estão escassos. Os servidores estão pedindo doação desse material;

O descaso das autoridades com o Cemetron é tão grande que até o túnel de descontaminação recentemente inaugurado, com ampla divulgação pela imprensa, simplesmente não está funcionando por falta de produtos químicos. Mesmo nestas precárias condições a unidade está atualmente com suas enfermarias quase todas lotadas e a UTI 2, de isolamento para tratamento de pacientes com Covid-19, que tem doze leitos, está com oito leitos ocupados ou 70% de sua capacidade.

As condições encontradas pelos dirigentes do SINDSAÚDE são de verdadeiras cenas de filme de terror, que foram documentadas por fotos que farão parte de um relatório detalhado que será entregue ao MPT. Fica evidente que o Cemetron não pode ser classificado como um hospital de referência, sequer como hospital, que precisa ser interditado e passar por uma ampla reforma e modernização de seus equipamentos. A pergunta que fica: como serão atendidos os pacientes graves quando ocorrer o pico da pandemia do coronavírus?

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

  • 1
    image
    Augusto 11/05/2020

    Vocês acham que o descasos só está no cemetron, basta ir no hospital SAMAR, onde o SUS alugou uma parte que o secretário chama de estrutura, ainda bem que o secretário e médico pq se fosse engenheiro civil, o CREA tinha que tira do mapa seu diploma,  2 enfermeiros pra atender 24 paciente, pagamos convênios dessa bendita AMERON, pra quando precisa ser tratado como lixo, o hospital SAMAR está usando a estrutura do SUS com seus pacientes conveniados. Quartos que não funciona campainha de emergência, você  morre chamando enfermeiros e ninguém aparece. Pergunto aos senhores e senhoras será que os pacientes estão morrendo da doença ou do descasos com a doença. 

  • 2
    image
    Márcio 10/05/2020

    Sempre esteve nessas condições o cemetron, agora que esse governo está reformando, ampliando, instalando centrais e televisores mais dar mais conforto aos que ali estão surge alguém que quer aparecer para fazer tal vistoria, logo vai sair uma matéria nova por aí, tal deputado, tal vereador conseguiu emenda, cobrou e por isso agora estão reformando. Kkkk palhaçada

  • 3
    image
    Falei 10/05/2020

    A pergunta que fica é? Porque esses órgãos que são sempre omissos só aparecem com suas fiscalizações de século em século? A culpa é só do maus governadores? Dos maus gestores?...Onde vocês fiscais dos gastos com dinheiro públicos estavam? Porque permitiram o caos chegar para vocês "aparecerem"?! Então, sintam - se culpados tanto quanto um!

  • 4
    image
    Christian 10/05/2020

    Algumas perguntas: onde estava o sindicato esses anos todos ? O Cemetron ficou assim da noite para o dia? E também, cadê o secretário de saúde? Nunca visitou o Cemetron? Ano passado ele não era secretário? Quem era o governador ano passado? Não viu isso? Cadê os deputados federais? E os estaduais? MP? O povo só sai dos gabinetes em época de campanha. Os servidores também tem que cobrar.

  • 5
    image
    João Silva 09/05/2020

    Sindsaude e CUT, não têm moral para vistoria nem o banheiro da casa deles; isto é, se tiver banheiro....São bando de preguiçosos, agora querem aparece; no governo do coloiu, Ptralhas, pmdbmerda e outros....estava nos conformes...São sanguessugas, fora canalha, vao procurar uma lavada de roupa, canpalhas....

  • 6
    image
    Denilton 09/05/2020

    Faz 10 anos que trabalho no estad, ja perdi as contas de quantas vezes ja denunciamos para todo tipo de representante! So enrolam! Saude nao da voto! Saude é um ralo sem fundo ! Parece que este governo aprendeu direitinho com Àquele outro ! Vamos culpar o profissional que da certo.

  • 7
    image
    ROGERIO GARCIA 09/05/2020

    QUE VERGONHA SR. SECRETARIO DE SAUDE. GASTANDO MILHÕES PARA ALUGAR AMBULANCIA, COMPRAR HOSPITAL FALIDO E SEQUER TEM A DECENCIA DE PINTAR AS PAREDES DO PRINCIPAL HOSPITAL DO ESTADO. ESSAS DENUNCIAS, ESSAS IMAGENS É CASO DE POLICIA. POR FAVOR O SR.(FERNANDO MAXIMO) DEVIA ESTAR NA CADEIA. LAMENTO QUE O MINISTÉRIO PUBLICO, TRIBUNAL DE CONTAS; ASSEMBLEIA LEGISLATIVA E CAMARA DE VEREADORES SEJAM INSTITUIÇÕES DE FAZ DE CONTA, QUE FICAM SÓ NA FALACIA, NA CONVERSA FIADA ATÉ QUE CONSIGAM ALGUM BENEFICIO QUER SEJA NO ORÇAMENTO E ATE MESMO ALGUMA VANTAGEM INDEVIDA. PARABENS A ESTE SITE, POUCOS QUE TEM A CORAGEM DE DENUNCIAR TAMANHO DESCASO. É VERGONHOSO, E LASTIMÁVEL, OU SEJA, FALTA ADJETIVO PARA CLASSIFICAR ESSA ROUBALHEIRA DOS NOSSOS REPRESENTANTES. ATÉ QUANDO RUBENS COUTINHO, SEREMOS VITIMAS DESSA VERGONHA.

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook