Sintomáticos em Vilhena devem procurar postos de Saúde: entenda novo protocolo de atendimento

​​​​​​​Postinhos têm alas específicas para atendimento isolado de casos suspeitos

​​​​​​​Semcom
Publicada em 20 de junho de 2020 às 15:23
Sintomáticos em Vilhena devem procurar postos de Saúde: entenda novo protocolo de atendimento

ATENDIMENTO ESPECIAL PARA pacientes suspeitos acontece em ala separada nos postos de Saúde de Vilhena

Pessoas que tenham sintomas ou se considerem suspeitas de ter covid-19 devem procurar os postos de Saúde em Vilhena. O novo protocolo da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) passa a valer a partir desta semana. Baseado no guia de enfrentamento da pandemia do Ministério da Saúde, o documento foi elaborado por médicos do Hospital Regional (HRV), da Atenção Básica e profissionais da Semus. De acordo com a equipe responsável, o novo método de atendimento é dividido em quatro etapas (descritas abaixo) e atende as necessidades da crescente quantidade de casos suspeitos e confirmados no município.

NO POSTINHO

É nos postinhos de Saúde que serão feitos os atendimentos de casos suspeitos. Todos os postos se adequaram durante a semana e já nesta sexta-feira todas as unidades têm em funcionamento ala especial para atender pacientes com sintomas gripais. Segundo o Ministério da Saúde, os sintomas podem variar de um simples resfriado até uma pneumonia severa, sendo os mais comuns: tosse, febre, coriza, dor de garganta e dificuldade para respirar.

De acordo com o coordenador da atenção básica, Clair Oliveira da Cunha, o atendimento começa antes mesmo de o paciente entrar na unidade: profissionais de Saúde realizam triagem e analisam os sintomas do morador. Desde o primeiro contato, a unidade oferece ao paciente produtos de higienização e prevenção como álcool em gel, água e sabão e/ou máscaras.

Caso o quadro clínico seja suspeito para o novo coronavírus, o paciente é conduzido à ala separada, em isolamento dos demais. O paciente também é orientado por um profissional de Saúde devidamente paramentado a manter o distanciamento social, a fim de evitar possível contaminação. Em seguida, o paciente preenche uma ficha de registro e é encaminhado para a consulta com o médico de plantão.

Na consulta, o médico é quem analisará os sintomas e, conforme avaliação clínica, poderá receitar remédios, emitir atestado médico e recomendar isolamento social (quarentena) ou até internação. Além disso, o médico é quem poderá produzir encaminhamento para que o paciente realize exame no Polo de Testagem, ao lado da Central de Atendimento à Covid-19, para confirmar, ou não, a contaminação pela doença.

TESTAGEM

Se o paciente receber o encaminhamento para testagem, ele deve procurar o Polo de Testagem, localizado na avenida Rony de Castro, no Jardim América, próximo ao Instituto do Rim, no dia e horário agendado. Só farão testes os pacientes com este encaminhamento, emitido pelo médico do posto de Saúde. Há vários cenários possíveis a partir de então.

Caso o paciente tenha sintomas leves e faça teste rápido, ele poderá ser confirmado ou descartado no local da testagem. Ao ser descartado, o paciente é liberado imediatamente para suas atividades. Por outro lado, se receber resultado de contaminação em curso, o paciente poderá receber medicação, receita, atestado atualizado, orientações de cuidado e recomendação de isolamento domiciliar.

Caso o paciente tenha sintomas leves e realize coleta para teste RT-PCR (de laboratório, que é enviado a Porto Velho), o médico recomendará isolamento domiciliar. O acompanhamento, a partir de então, será por telefone através do posto de Saúde mais próximo de sua residência. Os contatos serão diários para pacientes com sintomas intensos e a cada dois dias para pacientes com sintomas leves, pré-sintomáticos ou assintomáticos. Se o resultado do RT-PCR, que pode demorar até sete dias para ser publicado pelo Governo do Estado, indicar que o paciente não tem o vírus, este é liberado para suas atividades. Porém, ao receber resultado positivo, o paciente recebe medicação, receita, atestado médico atualizado, orientações de cuidado e recomendação de isolamento domiciliar.

Ao mesmo tempo, sendo ainda suspeito ou já confirmado, caso o paciente apresente sintomas graves, ele poderá receber recomendação para internação na Central de Atendimento à Covid-19.

MONITORAMENTO REMOTO E PRESENCIAL

O acompanhamento por WhatsApp, ligação telefônica ou até mesmo consulta presencial será feito por profissionais de Saúde dos postinhos para aqueles com recomendação de isolamento domiciliar. Até esta quinta-feira, 18, Vilhena tinha quase 180 pacientes suspeitos e mais de 130 casos ativos confirmados para covid-19.

Quadros clínicos que apresentem apenas febre, tosse ou dor de garganta, receberão registros da evolução dos sintomas a cada 48 horas. Aqueles pacientes que tiverem comorbidades ou apresentarem sintomas mais graves, como falta de ar, receberão avaliação diária com atenção do profissional a possível encaminhamento para internação.

Dentro de sua casa, o paciente que receber recomendação para isolamento deverá ficar em quarto separado e bem ventilado pelo período determinado pelo médico. Além disso, todos os moradores da casa também deverão realizar isolamento domiciliar pelo mesmo período e informar a unidade de Saúde se surgirem sintomas sugestivos para covid-19 em algum outro membro da família. Alimentação balanceada, hidratação e hábitos de higiene são reforçados a todos. O descumprimento da quarentena pode implicar em medidas legais e ação policial.

A RECUPERAÇÃO

O Ministério da Saúde considera como recuperados pacientes que não apresentem mais sintomas após 14 dias do início da infecção. Após esse período, o paciente é retirado do acompanhamento e considerado caso recuperado.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook