Solução tecnológica facilita trabalho de inventário no TJRO

A solução é instalada em smartphones, que fazem a leitura imediata das etiquetas dos bens no ambiente (unidades), com acesso instantâneo ao sistema de patrimônio

Assessoria de Comunicação Institucional
Publicada em 19 de outubro de 2019 às 11:23
Solução tecnológica facilita trabalho de inventário no TJRO

Destaque nacional em soluções tecnológicas para melhorar os sistemas judiciais, o Tribunal de Justiça de Rondônia mostra que a área meio (administrativa) também é alvo de constante aperfeiçoamento, com o desenvolvimento de programas para facilitar o trabalho do servidor do Judiciário em tarefas corriqueiras como inventário anual de bens. O aplicativo de celular que lê as etiquetas de tombamento por meio de radiofrequência é mais nova ferramenta desenvolvida pela Secretaria de Tecnologia de Informação e Comunicação – Stic e que passará a ser adotada, já neste ano, pela Secretaria Administrativa do TJRO.

A solução é instalada em smartphones, que fazem a leitura imediata das etiquetas dos bens no ambiente (unidades), com acesso instantâneo ao sistema de patrimônio. O inventário é automático e as informações aferidas podem ser analisadas a seguir pela comissão inventariante.

edinventário3Tribunal possui mais de 50 mil itens de bens patrimoniais, distribuídos nos prédios de Porto Velho e do interior. Anualmente a legislação exige que todos eles sejam vistoriados. Para isso, são formadas comissões de inventário que constatada em cada unidade a presença do bem, seu estado físico e ajustando a designação de responsabilidades. Dessa forma, oferece ao gestor das unidades condições de adotar medidas para solucionar problemas relacionados aos bens, inibindo o extravio e cuidando do patrimônio público. 

Até o momento, a Divisão de Gestão de Bensutilizava um procedimento manual de coleta de dados, prolongando o tempo de execução, exigindo equipes de pessoas destacadas para esta tarefa, onerando os custos da Instituição.

Já o controle de inventário (Sistema Integrado de Gestão Administrativa - SIGA) exige uma supervisão permanente e dependendo do tamanho e arquitetura do órgão, nem sempre é possível fazê-la com eficácia. 

Treinamento

As equipes de inventário foram treinadas essa semana durante o 4º Seminário de Contratação do Tribunal de Justiça. Espera-se esse ano realizar o inventário, em todo o estado, em tempo recorde.

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook