Substituição de semáforo por rotatória no cruzamento da avenida Prefeito Chiquilito Erse com a avenida Tiradentes garante mais fluidez e segurança
A solução moderna e eficiente visa melhorar ainda mais o fluxo no tráfego de veículos
Implantação da rotatória no local gerou benefícios como a redução do tempo de espera
Com foco na melhoria da mobilidade urbana, mais fluidez no trânsito e proteção da vida, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito (Semtran), adotando uma solução moderna e eficiente, substituiu o semáforo no cruzamento da avenida Prefeito Chiquilito Erse (Rio Madeira) com a Tiradentes por uma rotatória. O projeto foi cuidadosamente planejado e simulado, comprovando vantagens significativas para o tráfego e a segurança viária.
Rotatórias são soluções modernas e eficientes, adotadas mundialmente para substituir semáforos em locais onde o fluxo permite maior dinamismo. Embora exijam adaptação por parte dos condutores, seus benefícios são comprovados: menos congestionamentos, menor consumo de combustível (devido à redução de paradas) e maior segurança viária.
A implantação da rotatória no local gerou benefícios como a redução do tempo de espera: 40% a 60% nos horários de pico, agilizando o fluxo de veículos. Maior fluidez e segurança, pois as rotatórias diminuem conflitos diretos entre veículos e reduzem a gravidade de acidentes. Outro fator é a economia de manutenção. As rotatórias são mais eficientes e requerem menos manutenção do que semáforos.
De acordo com o secretário da Semtran, Iremar Torres, a rotatória está em fase provisória, aguardando a pavimentação definitiva do local para iniciar as obras de implantação permanente. O projeto prevê duas "direitas livres" com canalizadores de fluxo para maior fluidez. "Rotatórias são soluções modernas e eficientes, adotadas mundialmente para substituir semáforos em locais onde o fluxo permite maior dinamismo. Seus benefícios incluem menos congestionamentos, menor consumo de combustível e maior segurança viária".
Conforme o prefeito Léo Moraes, a substituição trouxe benefícios significativos para o tráfego e a segurança viária. “Portanto, é fundamental que os condutores se adaptem às mudanças e melhorias feitas no nosso trânsito, para garantir a fluidez e a segurança no local”, disse.
Segunda edição do PVH em Ação vai beneficiar moradores da zona Sul da capital
Evento acontecerá no próximo dia 28 de junho
Governo do estado realiza mais uma edição do programa Rondônia Cidadã no município
O atendimento aos moradores será feito das 8h às 16h do sábado (21) e das 8h às 12h do domingo (22) na Escola Estadual Antônio Francisco Lisboa
Processo de escolha dos administradores dos distritos avança para nova etapa
Prefeitura de Porto Velho analisa documentação dos 155 candidatos inscritos; serão escolhidos 13 administradores




Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook