Tarifaço dos EUA pode encarecer alimentação em bares e restaurantes
Avaliação é da Federação de Hotéis, Restaurantes e Bares do estado
A Federação de Hotéis, Restaurantes e Bares do Estado de São Paulo (Fhoresp) avalia que o tarifaço dos Estados Unidos contra o Brasil, previsto para entrar em vigor no próximo dia 1º, deverá encarecer a alimentação em restaurantes, bares e lanchonetes. 
De acordo com a entidade, o tarifaço exercerá pressão no mercado interno sobre produtos considerados carros-chefes da exportação brasileira, como café, carnes, pescados e suco de laranja.
“Estes alimentos terão toda a cadeia produtiva impactada. O café, por exemplo, pode perder até 30% da sua produção em exportação, o que acarretaria num aumento de até 6% no preço interno. Num possível cenário de recessão econômica, carnes [bovina e suína] e pescados também deverão ter os preços reajustados ao mercado interno para cobrir custos de produção”, explica a entidade em nota.
A Fhoresp projeta que os impactos nos preços internos aconteçam a médio e a longo prazos sobre o setor de alimentação fora do lar. A estimativa é de um aumento que pode chegar a casa dos 10% no cardápio do brasileiro.
“Temos de colocar todos os cenários à mesa, para que o Brasil entenda o que pode estar por vir, inclusive, um quadro de recessão econômica. No médio e longo prazo, o mercado interno deve sofrer com impactos em toda a cadeia produtiva, sobretudo no agronegócio”, disse o diretor-executivo da entidade, Edson Pinto.
>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp
Ele disse ver como “catastrófica” a taxação estadunidense.
“Um franco ataque à cadeia do agronegócio brasileiro”, afirmou, defendendo uma ação diplomática e estratégica em defesa dos interesses nacionais.
Encceja: consulta a cartão de confirmação de inscrição está disponível
Provas serão aplicadas no próximo domingo (3) em todo o país
Planos de saúde poderão abater dívidas ao atender pacientes do SUS
Programa do governo visa áreas com carência de serviços especializados
Plano de contingência sobre tarifas dos EUA já foi apresentado a Lula
Segundo Haddad, o Brasil não sairá da mesa de negociações




Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook