Tchau, verão; bem-vindo, inverno: como montar um jantar para dias frios
Sopas, fondues e feijoada são pratos ideais, acompanhados de bebidas quentes; o ambiente e o realçador de sabor podem tornar a experiência ainda mais especial
O inverno é uma estação que sugere momentos de aconchego, e a gastronomia está inclusa nesse cenário. Pratos mais espessos, servidos quentes e acompanhados de bebidas características da estação são as opções mais indicadas para um belo jantar. Nos dias frios, algumas preparações se destacam pela textura, temperatura e complexidade dos ingredientes.
Além disso, o tempo de cozimento lento permite que os sabores se aprofundem e se misturem, uma característica marcante das receitas de inverno. A escolha de especiarias como canela, noz-moscada e gengibre traz um calor suave e celebra a estação mais fria do ano.
Como criar um ambiente aconchegante
Para ter um espaço confortável de jantar, alguns elementos são essenciais. A iluminação, com cores mais amareladas e velas, proporciona um clima intimista. A escolha de louças e acessórios também contribui para a experiência, com pratos fundos, cumbucas e sousplats em tons quentes, que trazem sofisticação visual.
Bebidas quentes como vinhos quentes, chás e chocolate quente são ótimas alternativas. E, se o jantar for em um ambiente mais informal, como uma varanda fechada, recomenda-se distribuir mantas e almofadas para deixar o espaço ainda mais agradável.
Tipos de pratos mais tradicionais
É impossível falar da estação sem mencionar sopas e caldos. Eles são versáteis e podem ser elaborados com diferentes ingredientes, como legumes, carnes, queijos e ervas aromáticas.
Típico das baixas temperaturas, o fondue vai além do prato: ele proporciona um momento de interação entre os convidados. Seja a versão salgada, à base de queijos ou carnes, ou doce, com chocolate e frutas, garante um jantar descontraído.
O segredo do realçador de sabor
Para elevar as refeições a outro nível, é possível experimentar usar um realçador de sabor nas preparações de pratos salgados. Ele funciona para intensificar os sabores naturais dos alimentos, sem necessariamente adicionar um sabor próprio. Ele traz o “umami”, o quinto gosto básico, descrito como saboroso e delicioso.
Boas práticas do Judiciário em logística são foco de interesse da Seduc
Equipe de gerentes da secretaria visitaram o Centro de apoio Logístico do TJRO
Juntos há 48 anos, moradores de Ariquemes realizam sonho de casar em cerimônia realizada pelo TJRO
No total, foram feitas 115 conversões de união estável em casamento e na cerimônia compareceram 57 casais para pegar, em mãos, a certidão de casamento
Justiça mantém presos acusados de pertencer à quadrilha de roubo de caminhonetes
A prisão deles ocorreu em Riberalta, Bolívia, durante uma operação que envolveu autoridades de segurança dos dois países




Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook