TJRO destaca descarbonização em encontro de tribunais

O encontro teve como objetivo fortalecer o intercâmbio de experiências entre os tribunais inseridos no Bioma Amazônico, promovendo a cooperação institucional e a disseminação de boas práticas socioambientais

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional - Publicada em 26 de junho de 2026 às 15:23

TJRO destaca descarbonização em encontro de tribunais

O Tribunal de Justiça de Rondônia participou do VI Encontro de Boas Práticas entre Tribunais do Bioma Amazônico, promovido pelo Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) na última semana, por videoconferência. O evento reuniu tribunais da Amazônia Legal para compartilhar iniciativas voltadas à sustentabilidade, com foco, nesta edição, em ações de redução, compensação e neutralização das emissões de carbono.

Representando o TJRO, a servidora do Núcleo de Acessibilidade, Inclusão e Gestão Socioambiental (Nages) Samira Alvim de Siqueira apresentou as ações consolidadas do Plano de Descarbonização da instituição, desenvolvido no âmbito do Comitê Gestor do Plano de Sustentabilidade. A participação do Tribunal teve como destaque a exposição de projetos e estratégias adotados para fortalecer a agenda ambiental e contribuir para o Programa Justiça Carbono Zero, instituído pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Imagem da capa da apresentação do TJRO, com o nome do encontro e o título: Ações consolidadas do Plano de Descarbonização do TJRO

Durante a apresentação, o TJRO compartilhou iniciativas como a mentoria e o grupo de trabalho em descarbonização, a atualização do inventário de emissões de gases de efeito estufa (GEE), a adesão à Plataforma GHG Protocol, a contratação de empresa verificadora para validação das emissões, a publicação da Política de Resíduos, o recebimento do Selo Lixo Zero pela comarca de Pimenta Bueno e o lançamento do Projeto Pomar da Justiça.

Também foram destacadas ações de redução e compensação das emissões, entre elas o Projeto PlantaCopo, que evitou o descarte de mais de 34 mil copos de papel em aterros sanitários, a contratação da Cooperativa de Catadores Catanorte para o fortalecimento da gestão de resíduos e a implementação de Soluções Baseadas na Natureza (SbN), que contribuirão para a neutralização das emissões de CO₂ antes da aquisição de créditos de carbono.

Imagem da tela do encontro, com participantes em janelas individuais posando para a captura

Bioma

O encontro teve como objetivo fortalecer o intercâmbio de experiências entre os tribunais inseridos no Bioma Amazônico, promovendo a cooperação institucional e a disseminação de boas práticas socioambientais. A programação também integrou as atividades do 2º Mês do Meio Ambiente do TJRR, incentivando a adoção de soluções voltadas ao enfrentamento das mudanças climáticas no Poder Judiciário.

A participação no evento reforça o compromisso do TJRO com a sustentabilidade e a governança climática, por meio da implementação de ações alinhadas às diretrizes nacionais para redução das emissões de gases de efeito estufa e promoção de uma gestão pública ambientalmente responsável.

TJRO destaca descarbonização em encontro de tribunais

O encontro teve como objetivo fortalecer o intercâmbio de experiências entre os tribunais inseridos no Bioma Amazônico, promovendo a cooperação institucional e a disseminação de boas práticas socioambientais

Assessoria de Comunicação Institucional
Publicada em 26 de junho de 2026 às 15:23
TJRO destaca descarbonização em encontro de tribunais

O Tribunal de Justiça de Rondônia participou do VI Encontro de Boas Práticas entre Tribunais do Bioma Amazônico, promovido pelo Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) na última semana, por videoconferência. O evento reuniu tribunais da Amazônia Legal para compartilhar iniciativas voltadas à sustentabilidade, com foco, nesta edição, em ações de redução, compensação e neutralização das emissões de carbono.

Representando o TJRO, a servidora do Núcleo de Acessibilidade, Inclusão e Gestão Socioambiental (Nages) Samira Alvim de Siqueira apresentou as ações consolidadas do Plano de Descarbonização da instituição, desenvolvido no âmbito do Comitê Gestor do Plano de Sustentabilidade. A participação do Tribunal teve como destaque a exposição de projetos e estratégias adotados para fortalecer a agenda ambiental e contribuir para o Programa Justiça Carbono Zero, instituído pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Imagem da capa da apresentação do TJRO, com o nome do encontro e o título: Ações consolidadas do Plano de Descarbonização do TJRO

Durante a apresentação, o TJRO compartilhou iniciativas como a mentoria e o grupo de trabalho em descarbonização, a atualização do inventário de emissões de gases de efeito estufa (GEE), a adesão à Plataforma GHG Protocol, a contratação de empresa verificadora para validação das emissões, a publicação da Política de Resíduos, o recebimento do Selo Lixo Zero pela comarca de Pimenta Bueno e o lançamento do Projeto Pomar da Justiça.

Também foram destacadas ações de redução e compensação das emissões, entre elas o Projeto PlantaCopo, que evitou o descarte de mais de 34 mil copos de papel em aterros sanitários, a contratação da Cooperativa de Catadores Catanorte para o fortalecimento da gestão de resíduos e a implementação de Soluções Baseadas na Natureza (SbN), que contribuirão para a neutralização das emissões de CO₂ antes da aquisição de créditos de carbono.

Imagem da tela do encontro, com participantes em janelas individuais posando para a captura

Bioma

O encontro teve como objetivo fortalecer o intercâmbio de experiências entre os tribunais inseridos no Bioma Amazônico, promovendo a cooperação institucional e a disseminação de boas práticas socioambientais. A programação também integrou as atividades do 2º Mês do Meio Ambiente do TJRR, incentivando a adoção de soluções voltadas ao enfrentamento das mudanças climáticas no Poder Judiciário.

A participação no evento reforça o compromisso do TJRO com a sustentabilidade e a governança climática, por meio da implementação de ações alinhadas às diretrizes nacionais para redução das emissões de gases de efeito estufa e promoção de uma gestão pública ambientalmente responsável.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook